Feirantes esperam ter bom movimento na 9.ª edição da Feira de Cinzas na Praia

A feira conta com 180 comerciantes com produtos típicos, desde verduras, legumes, peixe seco, milho e entre outros ingredientes para o almoço da Quarta-feira de Cinzas.

Arrancou esta segunda-feira, dia 12, no Largo do Estádio da Várzea, na Praia, a tradicional Feira de Cinzas com o lema “Cinza, nôs Sabor nôs Kultura”. A atividade que já vai na sua 9.ª edição decorre até o dia 14.

Segundo avança a agência Inforpress, estão presentes na feira de Cinzas cerca de 180 vendedores de produtos típicos. No Largo do Estádio da Várzea é possível encontrar de tudo um pouco, desde verduras, legumes, peixe seco, milho e entre outros ingredientes para o almoço da quarta-feira cinza.

Abordados pelo Balai, os feirantes reclamaram da fraca movimentação de pessoas no primeiro dia da feira. É o caso da vendedeira de peixe, Celestina Centeio. “Comecei a vender em casa, mas aqui na feira o movimento está fraco, espero que nos próximos dias a situação melhore”.

Celestina assegurou que o preço dos peixes este ano está barato , com diferentes variedades a partir de 1000 mil escudos, mas não deixou de demonstrar o descontentamento por parte de outras vendedeiras que estão a diminuir os preços do peixe para ganhar mais clientes.

“Já há dois anos que participo da feira e a expectativa deste ano é ganhar um número razoável de clientes para abrir a minha peixaria”, acrescentou.

Para a feirante Érica Monteiro esta é a primeira vez na feira e a mesma espera ter um bom lucro. Para a vendedora, os produtos estão a um preço acessível, como por exemplo, a mandioca a 280 escudos, o repolho a 100 escudos, a couve a 140 escudos e a cenoura por 180 escudos.

As vendedeiras Carla Gonçalves e Nita Mendes afirmam que os preços dos produtos estão mais caros que do ano passado e esperam que nos próximos dias tenham mais pessoas na feira.

Nadja Fonseca, que foi fazer as compras para o almoço da Cinzas, contou ao Balai que os produtos estão frescos e com o mesmo preço do mercado do Plateau mas que no geral os preços estão elevados tendo em conta a situação financeira que o país enfrenta nos últimos tempos.

De recordar que a Quarta-feira de Cinzas é assinalada este ano a 14 de fevereiro e marca o primeiro dia da Quaresma para os cristãos. O dia é tradicionalmente comemorado com um almoço, principalmente na ilha de Santiago, com produtos diversificados como peixe seco, legumes, xerém, leite de coco e cuscuz com mel.

A abertura da Feira de Cinzas 2024 contou com a presença das entidades camarárias bem como de grupos de animação, batucadeiras e atuação de artistas. A 9.ª edição da Tradicional Feira de Cinzas é promovida pela Câmara Municipal da Praia e está aberta ao público até quarta-feira, dia 14.

Cidália Semedo/estagiária

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest