Fogo: Seis escalas de cruzeiros canceladas nas últimas semanas devido ao estado do mar e condições portuárias

Seis escalas de navios de cruzeiros programadas para a ilha do Fogo nas últimas três semanas foram canceladas devido ao estado do mar e falta de condições portuárias para desembarque em segurança.

As últimas escalas de dois navios cruzeiros, que aportaram Vale dos Cavaleiros no passado dia 10 de Dezembro, foram canceladas quando tudo estava organizado para o desembarque de, pelo menos, 250 turistas, que tinham comprados excursões com antecedências para diferentes pontos turísticos da ilha.

A responsável da Agência Qualitur, Fátima Louro, disse que seria um momento histórico para a ilha receber dois cruzeiros em simultâneo, sublinhando que infelizmente não foi possível o desembarque devido a ondulação no sítio onde o navio ficou ancorado que não garantia segurança para que os turistas pudessem ser transportados em botes do próprio cruzeiro até o porto.

Ao todo, a agência Qualitur viu quatro escalas de navio de cruzeiros canceladas, mas a Inforpress soube junto dos guias turísticos de que outras duas escalas de cruzeiros agenciados pela Aventura, que não tem representação na ilha, também foram canceladas pelas mesmas razões.

Para o passado sábado só para os turistas que compraram excursões antecipadas eram perto de 250, sem contar com aqueles que habitualmente desembarcam e fazem visitas por conta própria, referiu a responsável da

Qualitur, indicando que tinham sido mobilizados mais de 30 viaturas hiaces, 15 guias turísticos e serviços de restauração em São Filipe, Mosteiros e Chã das Caldeiras que foram cancelados.

“A escala de cruzeiro dinamiza toda a ilha com benefício para várias pessoas”, salientou a responsável da agência Qualitur, observando que a próxima escala de cruzeiro de maior dimensão está programada só para Março de 2023.

Inforpress

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest