Ministro da Agricultura exalta “forte potencial” na pecuária intensiva na ilha de São Vicente

O ministro da Agricultura e Ambiente destacou hoje São Vicente como ilha com “forte potencial” na pecuária intensiva e que vai requerer a atenção do Governo para que este potencial se torne “cada vez mais uma realidade”.

Gilberto Silva, que falava no final de uma visita à Granja Pipi, no Madeiral, de produção de suínos de forma intensiva e com várias fases de produção, apontou que o Governo pode intervir com incentivos financeiros e fiscais, por exemplo, que existem.

“Também em tudo que seja a facilitação e a promoção de projetos que permitam tanto o alargamento da exploração e a disseminação das crias junto de pequenos produtores para que possam também se dedicar à engorda e, desta forma, se inserirem na própria cadeia de produção e de distribuição”, precisou o governante.

O ministro disse ter constatado na visita à Granja Pipi o grau de domínio técnico de toda a parte da exploração e, acima de tudo, o modelo que representa na produção suína em Cabo Verde.

Da mesma forma, continuou, a visita deu para observar “o potencial de crescimento” que a empresa tem, mas também a parte que poderá se integrar “perfeitamente” com a valorização dos resíduos que saem da própria exploração, e o potencial para o alargamento à bovinocultura.

O ministro disse ainda ter discutido com o sócio-gerente as opções que poderão permitir que o Governo possa incentivar “cada vez mais” este tipo de exploração.

Inforpress

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest