Santo Antão: Porto Novo recebe escalas de dois navios de cruzeiro esta semana

O navio de cruzeiro Exploris One, de bandeira das Bahamas, fez hoje a escala no porto do Porto Novo (Santo Antão), proveniente do porto grande (Mindelo) e com destino a Dakhla (Marrocos).

Esta semana, segundo a escala de navios de cruzeiro divulgada pela Enapor – Portos de Cabo Verde, o porto do Porto Novo recebe no dia 18 de Abril um outro navio, o Nacional Geographic Endurance, de bandeira Ilhas Bahamas, proveniente de São Filipe e com destino a Las Palmas.

Os navios de cruzeiro trazem a Santo Antão muita movimentação de turistas, marcada pela realização de “tours” dos visitantes a vários pontos de interesse turístico desta ilha.

Desde Outubro, com o arranque da temporada de cruzeiros, Santo Antão recebeu mais de duas dezenas de escalas, facto que deixa entusiasmados os agentes turísticos nesta ilha, designadamente os que atuam no sector dos transportes.

A Associação de Guias do Turismo de Santo Antão diz-se “animada” com a temporada de cruzeiros, defendendo a necessidade de se proporcionar aos visitantes um ambiente “acolhedor e diversificado” de produtos e serviços durante as escalas.

O posto de turismo do Porto Novo tem estado a realçar o facto de Santo Antão continuar a ser “um dos destinos muito visitado” pelos navios de cruzeiro, trazendo “uma grande dinâmica” ao turismo nesta ilha.

As autoridades municipais em Santo Antão acreditam que a ilha pode afirmar-se como destino do turismo de cruzeiros caso o Governo avance com o projecto de extensão do porto, que permitirá a atracação de navios de cruzeiro de maior porte.

A Câmara Municipal do Porto Novo diz no seu plano de investimentos para este ano que a ampliação do porto “deve garantir o reconhecimento de Santo Antão como destino do turismo de cruzeiro”.

Os estudos apresentados em 2021 dizem que o projecto de expansão do porto permitirá melhorias das condições de navegabilidade na bacia de manobras do porto, bem como de atracação de navios de cabotagem e de navios de cruzeiro com comprimento até 200 metros.

O Governo tem inscrito no orçamento de Estado para 2024 uma verba à volta de cerca de 400 mil contos para ampliação do porto.

Inforpress

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest