Turismo: Navio de cruzeiro HS Spitsbergen traz mais de 300 turistas à Santo Antão

Santo Antão recebeu hoje mais uma escala de navios de cruzeiros, a terceira esta temporada, que ao longo desta terça-feira movimenta a ilha com centenas de turistas, constatou a Inforpress no local.

Trata-se do navio HS Spitsbergen, de bandeira norueguesa, oriundo do porto de Sal Rei (Boa Vista), traz a bordo mais de 300 hóspedes que, até ao final do dia, efetuam excursões a vários pontos da ilha de Santo Antão.

A próxima escala deste navio, que regressará a Santo Antão ainda este mês de Novembro, será o porto de Vale dos Cavaleiros, na ilha do Fogo.

Até Dezembro, Santo Antão receberá ainda, além do HS Spitsbergen, os navios Corinthian e Variety Voyager.

Santo Antão pode afirmar-se como destino do turismo de cruzeiros com a concretização do projeto de extensão do porto para permitir a atracação de navios de cruzeiro de maior porte, acreditam as autoridades municipais nesta ilha, que têm estado a incentivar o Governo a avançar com o projeto da segunda fase desta infraestrutura portuária.

“A segunda fase de ampliação do porto do Porto Novo deve garantir o reconhecimento de Santo Antão como destino do turismo de cruzeiro”, escreve a câmara municipal no seu plano de investimentos para 2024, a que a Inforpress teve acesso.

Este porto, construído em 1962, possui três cais com 45, 115 e 135 metros.

Foi remodelado em 2013, num investimento de 1,8 milhões de contos que permitiu a expansão do berço de atracação e do terrapleno, bem como a construção do edifício da gare marítima com dois mil metros quadrados de área coberta.

Os estudos apresentados em 2021 dizem que o projeto de expansão permitirá melhorias das condições de navegabilidade na bacia de manobras do porto, bem como de atracação de navios de cabotagem e de navios de cruzeiro com comprimento até 200 metros.

Inforpress

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest