
Sexta-feira, 9 de Junho, 2023
O presidente da Câmara Municipal do Tarrafal disse hoje que estão a preparar o bairro de Ponta d´Atum para que no futuro possa transformar-se numa cidade turística desse município santiaguense, que almeja ser um pólo turístico.
“É nossa pretensão fazer de Ponta d´Atum uma cidade turística, por isso, temos em curso obras de urbanização do sítio histórico de Ponta d´Atum”, declarou o edil tarrafalense, José dos Reis, em entrevista à Inforpress e à RTC.
Para o chefe do executivo municipal, esse feito, além da urbanização do sítio histórico de Ponta d´Atum, orçado em 20 mil contos, passa, pela implementação de um “projecto maior” de requalificação urbana financiado pelo Governo em 140 mil contos.
Relativamente ao “projecto maior” de requalificação urbana de Ponta d´Atum, adiantou que o concurso já foi realizado e que estão à espera da “luz verde” do Governo para arrancar com obras.
“Estamos a criar as condições de base para que o projecto financiado pelo Governo venha a ter espaço de complementaridade para podermos continuar a alargar o campo de respostas para mais dignidade às famílias, para melhor Ponta d´Atum e para melhor Tarrafal”, explicou o autarca.
Urbanização e construção da praça de Ponta Furna, construção de polidesportivo de Cabeça Carreira, do campo relvado de Seca Peixe e da nova placa desportiva de Monte Iria, são outras obras em curso e que vão ser inauguradas “brevemente”.
O município do Tarrafal prevê ainda para este ano a materialização de alguns projectos em parceria com o Governo e outros parceiros nacionais e internacionais, com destaque para a construção da Rua Pedonal de Comércio, Cultura e Lazer do Tarrafal, centro multiuso de Achada Morrão e de Curral Velho, requalificação do Largo Santo Amaro, construção de via de acesso pedreira/Matadouro Novo e criação da Cidade Desportiva do Tarrafal.
José dos Reis assegurou ainda que em 2023, o foco vai ser também na implementação de programas sociais visando levar rendimento e dignidade as famílias, sobretudo para as mais vulneráveis, que passa pela construção de 100 casas de banhos, ligação domiciliária de água em Achada Meio, Figueira Muita, Pedra Cumprido, Contador, Fazenda, Ponta Furna, no quadro do Fundo de Ambiente.
“Portanto, Tarrafal é hoje um município em transformação e é um município que está a construir no dia a dia e sol a sol. Esperamos contar cada vez mais com a parceria do Governo de Cabo Verde e do sector privado para continuarmos esta empreitada de transformação do município”, vaticinou.
Inforpress
Site agregador de notícias e conteúdos próprios e de parceiros, com enfoque em Cabo Verde e na Diáspora, que quer contribuir para uma maior proximidade entre os cabo-verdianos.
+238 357 69 35
geral@balai.cv / comercial@balai.cv / editorial@balai.cv