Jeff Xavier diz estar pronto para ajudar Cabo Verde a qualificar-se para o Mundial

O experiente basquetebolista internacional cabo-verdiano Jeferson Xavier, 37 anos, de volta aos convocados de Emanuel Trovoada, disse “estar pronto a lutar para ajudar Cabo Verde a qualificar-se para o Mundial’2023, na quinta e última janela de qualificação em Angola.

Em entrevista à Inforpress, depois de mais um dia de treino do conjunto cabo-verdiano para a fase decisiva de qualificação africana, que vai ser realizada de 24 a 26 do corrente em Angola, para o Mundial’2023, o base residente nos EUA afirmou que se encontra bem física e tecnicamente, e focado nesta missão para ajudar Cabo Verde a concretizar os objectivos de qualificar-se pela primeira vez para o mundial da modalidade.

O basquetebolista, que deixou o conforto nos EUA, depois de ter competido profissionalmente em Espanha e Portugal, para regressar a lutar ao mais alto nível na selecção crioula, revelou que se sente moralizado e plenamente reintegrado, depois de uma longa ausência e que que as “pernas estão a adaptar-se melhor aos treinos bi-diários e rigorosos”.

“Acredito que como um bom atirador que sou, posso ser importante para ajudar Cabo Verde, pois levo uma experiência de 16 anos na alta competição e conheço bem esta prova. Estou radiante por voltar à selecção nacional. Tem sido um treino de alta intensidade”, esclareceu Jeft Xavier.

Cabo Verde, de acordo com a calendarização, partilha o Grupo E com os combinados nacionais da Costa do Marfim, da Guiné-Conacri, e de Angola.

O combinado crioulo estreia-se nesta quinta janela africana de qualificação a 24 de Fevereiro, diante da Guiné-Conacri, para logo no dia seguinte, 25, defrontar os anfitriões de Angola, de modo que a 26 encerre a sua campanha ante a Costa do Marfim.

As eliminatórias de qualificação africana para o Mundial’2023 começaram a ser disputadas em Novembro de 2021 e terminam em Fevereiro do ano em curso, envolvendo 16 selecções nacionais que competem pelas cinco vagas, em cinco janelas do torneio ao longo de 15 meses.

A Costa do Marfim, já qualificada, lidera o Grupo E, com 14 pontos, seguido de Angola, com 12, Cabo Verde, com 11, Nigéria 10, Guiné-Conacri e Uganda com oito pontos cada.

A selecão cabo-verdiana luta nesta janela de qualificação para uma das cinco vagas africanas na Copa do Mundo de Basquetebol FIBA’2023, programada para acontecer de 25 de Agosto a 10 de Setembro de 2023 no Japão, Indonésia e Filipinas.

Lista dos convocados:
Wil Tavares (Balkan, Bulgária);  Shane da Rosa (Piratas, EUA); Ivan Almeida (Benfica, Portugal);  Fidel Mendonça (Prédio, Cabo Verde);  Patrick Mendes “Puto” (Almeria, Espanha); – Patrick Spencer “Giannis” (Zentro Basket Madrid, Espanha);  Jeft Xavier (EUA);  Joel Almeida (CAP, Camarões); Kevin Gomes Kevón (Porto, Portugal);  Anderson Correia, Petro de Luanda, Angola);  Kevin Koronel (Mans, França); Michel Mendes (Piratas, EUA);  Victor Andrade (Pato Basket, Brasil); Amarilson Lopes (Maguei, (Socuellamos, Espanha);  Walter Tavares “Edy” (Real Madrid, Espanha) e Betinho (Benfica, Portugal).

Inforpress/

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

Pode gostar também

Deixe um comentário

Follow Us