José Maria Neves felicita Timor-Leste pelos 22 anos de independência

O Presidente da República, José Maria Neves, endereçou hoje uma carta de felicitações ao homólogo de Timor-Leste, José Ramos-Horta, pelo 22.º aniversário da restauração da independência do país, que hoje se assinala.

O chefe de Estado cabo-verdiano aproveitou a ocasião “para reiterar o seu firme propósito de continuar a fortalecer as relações de amizade, solidariedade e cooperação, tanto a nível bilateral, quanto a nível multilateral”, em prol dos dois países.

Ambos os países fazem parte da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) e integram outros fóruns internacionais.

Em 05 de maio de 1999, Portugal e a Indonésia assinaram nas Nações Unidas o acordo que determinava um referendo sobre a autodeterminação de Timor-Leste.

O referendo foi realizado a 30 de agosto de 1999 e mais de 78% dos timorenses votou a favor da independência do país.

Com o resultado do referendo, a Indonésia abandonou Timor-Leste com as milícias pró-indonésias a deixarem um rasto de horror e violência e a entrar no território a autoridade de transição das Nações Unidas, que geriu o país até à restauração da independência, em 20 de maio de 2002.


Lusa

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest