
Domingo, 3 de Dezembro, 2023
A convicção é do candidato a deputado, Luís Alves, terceiro elemento da lista do MpD pelo círculo eleitoral do Fogo, que se mostra “confiante na vitória na ilha”, sublinhando que em Santa Catarina, município onde está mais concentrado, “é a outra candidatura que está com problema de receptividade nas localidades”.
“Somos muito bem recebidos, ganhamos nas autárquicas e vamos repetir a vitória em Santa Catarina, mas também em São Filipe e nos Mosteiros, porque estamos a assistir uma onda diferente e de vitória, e não temos dúvidas disso”, indicou o candidato.
Segundo o candidato a deputado, mesmo em Chã das Caldeiras a candidatura do MpD “está confiante que vai ganhar”, porque o seu partido está a fazer campanha e política “com seriedade”, levando mensagens às casas das pessoas e dialogando com elas para lhes explicar que o voto “não tem preço” e que devem votar “com dignidade”, escolhendo aqueles que são capazes de fazer melhor para as suas vidas.
Ainda com relação a Chã das Caldeiras e sobre a não construção da adega definitiva, uma promessa de 2016, Luís Alves explicou que a ilha do Fogo tem uma particularidade na produção de vinho a nível de Cabo Verde e que o vinho tem uma grande receptividade internacional.
Neste momento existem três marcas de vinho, nomeadamente Maria Chaves, Chã e Sodade e já pronunciaram de que não seria bom juntar as três marcas de vinho num único espaço, e cada adega deve ser apoiado para ser mais independente e ter maior capacidade de produção, sublinhando que o vinho é um produto que deve ser acarinhado para o desenvolvimento do Fogo.
“O que a adega de Chã conheceu hoje é graças ao governo de Ulisses Correia e Silva. Encontramos a adega em 2016 abandonada e com dificuldades na produção, investimos e há um compromisso que continua de pé que é a adega definitiva”, referiu.
Para hoje, o MpD tem programado contactos porta-a-porta nas localidades de Campanas de Baixo, Ponta Verde, São Domingos, Cutelo e Piquinho, e comícios em São Jorge (norte) e no bairro de Columbia em São Filipe.
Às legislativas do dia 18 para eleição de 72 deputados em 13 círculos eleitorais, dos quais dez no País e três na diáspora, concorrem seis partidos – PAICV, MpD, UCID, PTS, PSD e PP.
PAICV, MpD e UCID concorrem em todos os círculos, PP em seis círculos (Santiago Sul, Santiago Norte, Boa Vista e os três da diáspora), PTS também em seis círculos (São Vicente, Santiago Sul, Santiago Norte e três diáspora), e PSD em quatro círculos (Santiago Norte, Santiago Sul, América e África).
As últimas eleições legislativas em Cabo Verde ocorreram no dia 20 de Março de 2016, tendo o Movimento para a Democracia (MpD) vencido com maioria absoluta, ao eleger 40 deputados, o PAICV 29 e a UCID três.
Inforpress/Fim
Site agregador de notícias e conteúdos próprios e de parceiros, com enfoque em Cabo Verde e na Diáspora, que quer contribuir para uma maior proximidade entre os cabo-verdianos.
+238 357 69 35
geral@balai.cv / comercial@balai.cv / editorial@balai.cv