Ministro do Desporto anuncia verba de cinco mil contos para apoiar projetos de escolas de formação em 2023

O ministro da Juventude e Desporto anunciou ontem, dia 22, no Mindelo, que o Governo vai disponibilizar uma verba inicial de cinco mil contos para apoiar projetos de escolas de  formação em 2023 no quadro do Orçamento do Estado.

Carlos do Canto Monteiro falava aos jornalistas durante uma visita que efetuou no início da tarde de hoje à Cantareira Futebol Clube, equipa do Monte Sossego, em São Vicente, que vai lançar no sábado a primeira pedra para a construção de um centro de acolhimento para crianças e adolescentes voltado para a formação desportiva.

“Está no programa do Governo e estamos a querer fomentar tudo aquilo que é opção de espaços de formação e, não só, trabalhar para que tenha cada vez mais espaços e infraestruturas para treinar e trazer formações. É um programa que estará de pé a partir de Janeiro de 2023 direcionado especificamente para projetos de escolas de formação ou de clubes que têm equipas seniores”, explicou Carlos do Canto Monteiro.

Segundo o governante será um programa através do qual as escolas de formação poderão aceder ao financiamento do Governo para edificar os seus projetos.

“O investimento tem que ser sério e duradouro. Por isso, além de contratos-programa que assinamos com as federações, do apoio direto a clubes que damos, vamos ter a partir de 2023 um programa onde as escolas de formação poderão aceder a financiamento por parte do Governo”, acrescentou o governante para quem o trabalho desenvolvido pelo Cantareira Futebol Clube é “um exemplo para aquilo que nós queremos para o desporto cabo-verdiano.

Por sua vez, o presidente do clube Cantareira, Carlos Lima (conhecido em São Vicente por Ponês), informou que o projeto que pretendem lançar, no próximo sábado, é um centro de acolhimento, pensado para o futuro do clube, orçado em cerca de 20 mil contos, que contempla uma cave, rés do chão e três pisos e meio com quartos para acolher jovens.

“É um clube que tem vindo a trabalhar com jovens. É mais um passo para o nosso clube e um passo para a nossa formação, porque Cantareira tem apostado forte na formação e temos colhido frutos porque somos uma equipa campeã e isso quer dizer que o nosso trabalho tem dado resultado”, destacou Ponês, salientando que em cinco anos o clube já venceu três campeonatos regionais de sub-17 e é detentor do título de Campeão Nacional no mesmo escalão em 2020/2021.

Inforpress/Fim

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

Deixe um comentário

Follow Us