MpD “alinha” com objetivo do Governo em restaurar e aumentar o poder de compra dos cabo-verdianos

O Movimento para a Democracia (MpD – poder) “alinha” e está comprometido com o objectivo do Governo em restaurar e aumentar o poder de compra dos cabo-verdianos, através de ajustes na massa salarial e nos salários mínimos médio.

Este posicionamento foi tomado pelo secretário-geral do MpD, Luís Carlos Silva, em decorrência da Grande Entrevista de balanço dos três anos do VIII Governo Constitucional feito numa entrevista colectiva ao primeiro-ministro que aconteceu segunda-feira, 13, na ilha de São Vicente.

Luís Carlos Silva considerou que a actuação do primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva durante a entrevista reflectiu sobriedade e integridade, apresentando de forma “clara e detalhada” os progressos e desafios do Executivo.

“O Governo enfrentou grandes desafios, incluindo pandemia e crises económicas severas, mas mostrou resiliência notável”, frisou o dirigente “ventoinha”, defendendo que as políticas implementadas permitiram proteger a população e iniciar um processo “robusto” de recuperação económica.

De entre esses resultados destacou uma recuperação económica de 17 por cento (%) em 2022 e um crescimento adicional de 5,1% em 2023, o que, segundo Luís Carlos Silva, permitiu ao Governo reduzir a dívida pública e expandir “significativamente” os programas sociais.

“Reiteramos o nosso compromisso em continuar trabalhando pelo desenvolvimento de Cabo Verde, garantindo que o país avance com dignidade, oportunidade e prosperidade para todos”, concluiu.

Na referida entrevista, o primeiro-ministro afirmou que um dos maiores desafios da sua governação é tornar Cabo Verde menos exposto a choques externos e erradicar a pobreza extrema, reduzir a pobreza absoluta, com impacto na vida das pessoas.

Segundo o chefe do Governo, o desemprego teve um impacto “muito forte” em 2020 e 2021, em termos de queda, por causa da pandemia, mas Cabo Verde conseguiu recuperar e fechou 2023 com cerca de 10 por cento (%).

Inforpress

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest