
Sexta-feira, 9 de Junho, 2023
Apesar dos Tubarões Azuis terem tido mais posse de bola e das investidas do ataque cabo-verdiano o marcador ficou a zeros nesta partida que marca o regresso dos jogos da seleção ao Estádio Nacional, na Praia.
A Seleção Nacional de Futebol empatou na tarde desta sexta-feira, 24, diante da congénere do Eswatini, no primeiro de dois jogos a contar para a terceira jornada do grupo B de qualificação para o Campeonato Africano das Nações.
O capitão Ryan Mendes protagonizou o lance de maior perigo da primeira parte com um ataque de pela direita e remate de Jamiro.
Já na segunda parte, o selecionador nacional Bubista fez a substituição de Duk por Jovane Cabral e viu Bebé, logo no minuto 47, após cruzamento de Ryan Mendes, cabecear ao lado, para o desespero dos adeptos cabo-verdianos que puxavam pelos Tubarões Azuis com uma batucada na bancada coberta.
Apesar das investidas de Cabo Verde, o golo não aconteceu, sendo que a equipa adversária manteve-se na defensiva e pouco rematou à baliza de Vozinha.
Na segunda parte, Bubista fez entrar Garry Rodrigues que substituiu Bebé e Aléssio Cruz para o lugar de Cuca. O marcador manteve-se inalterado até os 90 minutos para o desalento dos adeptos e da equipa nacional.
Os Tubarões Azuis viajam para a África do Sul, esta noite, onde jogam novamente contra a seleção de Eswatini no dia 28, no Estádio Nelspruit Mbombela.
Em declarações à imprensa no final da partida, o treinador do Eswatini, Dominic Kunene, confessou que este foi um bom resultado para a sua equipa, até porque sabia que Cabo Verde ia tentar marcar em casa, e que espera que o próximo jogo contra os Tubarões Azuis no dia 28 seja ‘duro’.
Já o selecionador nacional Bubista começou por elogiar a prestação da seleção nacional e salientou que a equipa adversária praticamente não chegou às redes de Vozinha. “Foi uma pena não termos conseguido materializar as oportunidades em golo”. O selecionador nacional defendeu que mais do que dois pontos perdidos, trata-se de um ponto ganho. “A qualificação é sempre assim”.
“Não é fácil a adaptação à relva que é nova, todos os jogadores jogam em relvado natural, houve uma certa dificuldade, digamos, mas penso que mesmo assim tivemos uma ou outra oportunidade que podíamos ter feito golo”, enfatizou.
Quanto à ausência de Stopira nesta partida, o selecionador explicou que este é um jogador defensivo e a linha defensiva esteve irrepreensível, acrescentando que o jogador se encontrava gripado.
Para o próximo jogo, Bubista prometeu uma equipa que vai lutar para vencer e afirmou que a ambição é ir e “ganhar o jogo com humildade e respeito pelo adversário”.
O selecionador salientou que é normal a ausência de golos e explicou que recentemente a seleção contou com vários jogadores novos e que é preciso paciência nesta fase, assegurando que este foi um jogo difícil principalmente para os recém-chegados que vão trazer melhorias para a equipa. “Cabo Verde tem condições, para que num futuro próximo, tenha uma equipa que poderá ganhar qualquer outra equipa”.
Depois deste resultado, a seleção fica com quatro pontos e Eswatini fica com dois pontos, sendo que hoje tem lugar a partida do grupo B entre Burkina Faso, atual líder do grupo, e a seleção do Togo (um ponto).
Apenas as duas primeiras equipas classificadas de cada grupo ficam apuradas para a fase final do CAN’2023, previsto para janeiro de 2024 na Costa do Marfim.
Cabo Verde vai tentar a sua quarta participação numa fase final do CAN, depois das presenças em 2013, na África do Sul, 2015, na Guiné Equatorial e em 2021 nos Camarões.
Constituição das equipas
Cabo Verde: Vozinha (GR), Roberto Lopes ‘Pico’, Ivanildo Fernandes, Deroy Duarte, Luís Lopes ‘Duk’, Jamiro Monteiro, Steve Furtado, João Paulo Fernandes, Ryan Mendes (C), Tiago Correia ‘Bebé’ e Carlos Fernandes ‘Cuca’
Suplentes: Ken (GR), Dylan Silva (GR), Ianique ‘Stopira’, Edilson Borges ‘Diney Willy Semedo, Jovane Cabral,Garry Rodrigues, Kevin Pina, Ludovic Soares, Gilson Tavares, Telmo Arcanjo, Alessio Cruz
Treinador: Bubista
Eswatini: Dlamini (GR), Gamadze L, Gmadze S, Mamba S, Manba F, Matsebula, Mavuso, Mazyia, Ndzinisa, Ngwenya e Vilakati
Suplentes: Djamini, Dlamini S, Magagula, Manyisa, Matse, Mkhontfo, Mkhwanazi, Msibi e Tfomo
Treinador: Dominic Kunene
c/ Inforpress
Site agregador de notícias e conteúdos próprios e de parceiros, com enfoque em Cabo Verde e na Diáspora, que quer contribuir para uma maior proximidade entre os cabo-verdianos.
+238 357 69 35
geral@balai.cv / comercial@balai.cv / editorial@balai.cv