
Quinta-feira, 7 de Dezembro, 2023
Os três golos da partida foram apontados por Ivânia ‘Vá’ Moreira, que marcou dois golos, e Eveline ‘ Evy ‘Pereira que fez um golo na segunda parte.
A Seleção Nacional de Futebol Feminino venceu hoje, dia 22, a congénere da Libéria por 3 a 0 numa partida a contar a primeira fase de qualificação para o CAN 2024.
O primeiro golo do jogo foi marcado pela Ivânia ‘ Vá’ Moreira, que marcou aos 23 minutos depois de um cruzamento de Eveline ‘Evy’ Pereira, que depois fez um golo na segunda parte. Já Vá viria a marcar mais um golo no prolongamento e dar a vantagem tranquila a Cabo Verde que de uma forma geral dominou o jogo.
A seleção da Libéria só chegou à baliza de Cabo Verde uma vez na primeira parte mas sem marcar.
A segunda mão acontece no dia 26, na Libéria. O vencedor desta primeira fase, passa para o segundo turno das eliminatórias marcado para novembro próximo.
Na conferência de imprensa, a selecionadora nacional Silvéria Nédio (Nita) afirmou que o resultado foi bastante satisfatório e que Cabo Verde poderia fazer até mais. “Foi muito importante para nós vencer este jogo e esperamos fazer ainda melhor no segundo jogo que será realizado na Libéria.”.
Considerando que a presença do público foi satisfatória para uma sexta-feira, Nita aproveitou para agradecer ao povo cabo-verdiano que esteve presente para dar forças à seleção nacional e apelou para que os adeptos venham sempre ao estádio já que é o publico que motiva as jogadores.
A selecionadora salientou que devido à faixa etária das jogadoras foi normal ter havido alguma tensão na primeira parte e demorarem mais tempo para ver os pontos mais vulneráveis da equipa adversária, mas que conseguiu conversar com a equipa e na segunda parte Cabo Verde poderia até ter marcado mais golos.
Quanto à gestão das jogadoras convocadas que inicialmente eram 22 atletas e tiveram de ser reduzidas para 18, Nita questionou os motivos das regras terem sido alteradas um dia antes da partida. “ O futebol é um só. Ainda há dias no Mundial, a Austrália tinha 22 mulheres a jogar futebol. Porque é que em África tem de ser diferente? Porquê 18 jogadoras ?”.
A capitã da seleção de Cabo Verde ,Varsenia Da Luz, afirmou que ficou muito feliz e motivada com a presença do público. “Foi muito bom o apoio do público e vamos dar continuidade ao nosso trabalho, ou seja, vamos tentar fazer ainda melhor no próximo jogo.”
No final da partida, a selecionadora da Libéria, Selam Zeray, elogiou a rapidez das jogadoras da seleção nacional e disse que o resultado favorável para Cabo Verde deve-se à reestruturação da sua equipa.
“A seleção foi construída de novo, há novos elementos e por isso tivemos dificuldade no jogo, porém as jogadoras de Cabo Verde são mais rápidas”, disse e alertou que o próximo jogo que acontece no dia 26 em casa (Libéria) vai ser diferente deste que aconteceu no Estádio Nacional. “Vai ser um jogo mesmo difícil e duro para Cabo Verde.”
ARTIGO EDITADO NO DIA 23
AO/CM/ LF
Site agregador de notícias e conteúdos próprios e de parceiros, com enfoque em Cabo Verde e na Diáspora, que quer contribuir para uma maior proximidade entre os cabo-verdianos.
+238 357 69 35
geral@balai.cv / comercial@balai.cv / editorial@balai.cv