Portugal: Plataforma convida comunidade e amigos para celebrar 49 anos da independência de Cabo Verde

Europa

Portugal: Plataforma convida comunidade e amigos para celebrar 49 anos da independência de Cabo Verde

A Plataforma Associação Cabo Verde e Diáspora (PLTCVD) está a preparar a organização de um conjunto de actividades para as comemorações do 49º aniversário independência de Cabo Verde e quer mobilizar toda a comunidade e amigos.

Em colaboração com a Embaixada de Cabo Verde em Portugal, a Plataforma Associação Cabo Verde e Diáspora está a solicitar “a mobilização, a articulação e a participação” de todas as associações, empresas, movimentos, grupos e particulares da comunidade cabo-Verdiana, nas iniciativas previstas no âmbito das comemorações do 49° aniversário da independência de Cabo Verde, a decorrer no mês de Julho.

“Proposta à comunidade e amigos é iniciar um novo ciclo de ‘djunta kabeça’ para que o ‘djunta mó’ possa traduzir-se numa efectiva afirmação da comunidade e à sua importante presença em Portugal, visando um maior envolvimento e cidadania activa, em tudo o que diz respeito à Cabo Verde e à sua Diáspora”, declara o presidente da direcção da PLTCVD, Rolando Borges.

Segundo a mesma fonte, no mês de Maio foi criada uma comissão organizadora para concretizar o objetivo proposto em conjunto para as comemorações de mais um aniversário da independência de Cabo Verde.

Entre as propostas está a criação de uma agenda conjunta, das comemorações com actividades durante o mês de Julho e realização de um evento central, em Lisboa, durante um dia do mês de Julho, das 10:00 às 22:00, com bancas de gastronomia, pintura, escultura, literatura, jogos tradicionais, desporto, teatro, danças e música, entre outras actividades.

“Essas comemorações visam uma maior participação e cidadania activa, em tudo o que diz respeito a Cabo Verde e à sua Diáspora”, frisou Rolando Borges.

Para as entidades/pessoas que queiram registar as actividades que estão a prever realizar, visando a criação de uma agenda das comemorações conjunta por parte da organização, podem fazer o registo na plataforma.

“Este ano é o pontapé de partida e que serve de base experimental para o 50º aniversário e a partir daí, continuar a ser realizado todos os anos”, explicou Rolando Borges, esclarecendo que esta proposta é o resultado dos trabalhos realizados no encontro de Lisboa nos dias 21 a 23 Setembro 2023, organizado pela Plataforma Associação Cabo Verde e Diáspora

Cabo Verde foi declarado como um país livre de Portugal a 05 de Julho de 1975 e este ano comemora o seu 49º aniversário.

Inforpress

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest