- Economia, Lusa, Notícias
- Junho 2, 2023
- 12:40 pm
- Lusa
Praia: Lucros da EMEP caíram 75% em 2022

De acordo com os dados da empresa, a EMEP apresentou um resultado líquido no exercício do ano passado de quase 3,5 milhões de escudos (32 mil euros), o que compara com os lucros de 13,5 milhões de escudos (123 mil euros) em 2021, e os prejuízos de quase um milhão de escudos (9.100 euros) em 2019 e de 4,6 milhões de escudos (42 mil euros) em 2020.
Devido à pandemia, a cobrança do estacionamento nos parques geridos pela EMEP na capital cabo-verdiana esteve suspensa durante praticamente três meses (de março a junho de 2020), bem como as operações de fiscalização, bloqueamento e remoção de viaturas, com forte impacto nas contas da empresa.
“A situação vivida neste momento, em ambiente de pós pandemia e a crise financeira, impactaram, significativamente, a mobilidade das pessoas, muitos funcionários e trabalhadores continuam em regime de teletrabalho ou regime de ‘prestação alternada’, ainda registamos uma redução substancial da atividade económica e comercial, com repercussão na execução orçamental e na reprogramação de alguns investimentos previstos”, lê-se na mensagem da administração que consta do relatório e contas da EMEP.
De acordo com o relatório e contas, a faturação da EMEP caiu 1,2% em 2022, para 44,5 milhões de escudos (405.700 euros) e fechou o ano com um ativo total de quase 21,8 milhões de escudos (199 mil euros) e capitais próprios de 41,2 milhões de escudos (375.600 euros)
“Não obstante o estado de incerteza, o volume da arrecadação de receitas, tem permitido a EMEP SA assumir na íntegra os compromissos com o pessoal, com os encargos fiscais, a previdência social e com o pagamento atempado dos fornecedores. Infelizmente, devido ao quadro de incerteza, grande parte das obras e projetos de requalificação urbana e de expansão às novas áreas de intervenção, definidos/previstos no orçamento ficaram em ‘standby’”, acrescenta a administração.
A EMEP tem como objeto social a construção, gestão, exploração, manutenção e vigilância de locais de estacionamento e de infraestruturas ou serviços associados que integram o sistema global de acessibilidade e mobilidade urbana na capital cabo-verdiana.
“A empresa apresenta os rácios da rentabilidade positivos, o que significa que a nível comercial a empresa foi eficiente, e tem mantido a sua performance operacional, em suma a empresa foi capaz de rentabilizar os seus investimentos. A empresa foi capaz de gerar resultados positivos e de se autofinanciar”, sublinha a administração.
Acrescenta que a EMEP está a realizar “um esforço continuo na conceção de novas soluções e respostas tecnológicas e a preparar-se para novas áreas de intervenção”.
“A EMEP SA continua a ter um papel central na transformação e organização da cidade da Praia, principalmente a utilização equilibrada do espaço público comum. A EMEP está a conseguir cumprir o seu papel e a ganhar a confiança dos utentes, através de adesão e pagamento voluntários”, reconhece ainda a administração.
Lusa

EUA prometem nova ajuda ao Haiti e instam ONU a autorizar missão de segurança


Pode gostar também

Cabo Verde recebeu mais de 215 mil turistas no segundo trimestre de 2023

OE 2024 aumenta beneficiários de Rendimento Social de Inclusão


Mais passageiros e aeronaves nos aeroportos de Cabo Verde

Cabo Verde e Panamá assinam memorandos sobre pesca ilegal e consultas políticas

PM perspetiva crescimento de 5,7%
- PUB
- PUB
Deixe um comentário
Follow Us
- PUB