
- PUB
No comunicado, o jurista desejou ainda à deputada Joana Rosa “muito sucesso nesta caminhada”.

O jurista Milton Paiva anunciou esta segunda-feira, 14 de setembro, que decidiu retirar a sua disponibilidade para uma candidatura à Presidência da República nas eleições de 2026, declarando apoio à pré-candidatura da deputada Joana Rosa. Num comunicado divulgado nas suas redes sociais, o pré-candidato justificou a decisão com a intenção de “abrir espaço para que a Deputada Joana Rosa possa prosseguir e afirmar a sua candidatura”.
“Faço-o com serenidade, sentido de responsabilidade e a mesma vontade de servir o nosso País que me trouxe até aqui”, afirmou Milton Paiva no comunicado.
O jurista e professor universitário aproveitou o anúncio para agradecer o apoio recebido ao longo do processo, destacando a confiança de pessoas que, segundo afirmou, acreditam numa forma de fazer política “com mais escuta, mais participação e mais espaço para novas ideias”.
“Cada assinatura contou. Cada conversa contou. Cada gesto de confiança deu sentido a este percurso”, escreveu, agradecendo a todos os que o acompanharam nas ilhas e na diáspora.
Apesar da retirada da sua disponibilidade para a corrida presidencial, o jurista garantiu que o movimento cívico que lançou não termina com esta decisão. “O Manifesto 53 não termina aqui”, afirmou, defendendo a continuidade das ideias que estiveram na base do movimento, nomeadamente uma democracia mais participativa, instituições mais próximas dos cidadãos e maior espaço para a participação das novas gerações na definição do futuro do país.
O Manifesto 53 foi lançado por Milton Paiva como um movimento cívico independente, dirigido a todos os que queiram aderir, com particular referência aos “53% de cabo-verdianos que merecem um País melhor”. A percentagem corresponde à taxa de abstenção registada nas últimas eleições legislativas.
No comunicado, Milton Paiva desejou ainda à deputada Joana Rosa “muito sucesso nesta caminhada”, defendendo que prossiga com “independência e determinação na defesa da liberdade, da cidadania e da renovação democrática”.
“É com essa esperança, e com as minhas convicções intactas, que olho para o futuro. A caminhada cívica continua. E Cabo Verde continua a precisar de todos nós”, concluiu.
No final de agosto, Milton Paiva tinha apresentado oficialmente o livro O Poder das Ideias – Ensaios sobre Democracia, Desenvolvimento e Liberdade, uma obra que reúne reflexões sobre democracia, desenvolvimento e liberdade” e reiterado a sua disponibilidade para prosseguir com a intenção de se candidatar à Presidência da República.
Até ao momento, além de Milton Paiva, outras personalidades já anunciaram publicamente a sua desistência, nomeadamente a ex-ministra Janine Lélis, o advogado Hélio Sanches, bem como o ex-autarca Manuel de Pina.
Balai Notícias

Site agregador de notícias e conteúdos próprios e de parceiros, com enfoque em Cabo Verde e na Diáspora, que quer contribuir para uma maior proximidade entre os cabo-verdianos.
+238 357 69 35
geral@balai.cv / comercial@balai.cv / editorial@balai.cv