
Domingo, 4 de Junho, 2023
As obras da modernização da aerogare do aeródromo de São Filipe serão concluídas no final de Junho, garantiram hoje à imprensa os deputados eleitos pelo Movimento para a Democracia (MpD) pelo círculo eleitoral do Fogo.
Numa conferência de imprensa dada no local pelos deputados do MpD, Filipe Santos e Vanuza Barbosa, para fazer o balanço da visita de cinco dias à ilha com foco nas obras governamentais para se inteirarem do andamento das mesmas e identificar alguns constrangimentos relacionadas com a execução, Vanuza Barbosa avançou que a Empresa de Segurança Aérea, Asa, fixou novo prazo para a sua conclusão.
“A obra de modernização de terminal do aeródromo de São Filipe teve algum atraso, mas foi estabelecido novo prazo para a sua conclusão, final de Junho, mas pode ter alguns constrangimentos, sobretudo de materiais que têm de ser importados porque não estão no mercado nacional”, reconheceu a deputada, adiantando que a empresa está a fazer o possível para que o prazo seja respeitado.
Para os parlamentares do MpD, trata-se de uma obra que vai trazer conforto aos visitantes e à população da ilha do Fogo, lembrando que este projecto implica a iluminação da pista, razão pela qual um valor de 937 mil contos está a ser investido no aeródromo para modernização e iluminação.
“Estamos a lutar para ampliar a pista e vamos levar esta preocupação ao Governo para ver a possibilidade da realização de estudo para ampliar a pista do aeródromo de São Filipe para receber aviões de médio porte”, disse.
Filipe Santos e Vanuza Barbosa visitaram também a obra de requalificação do centro histórico, assim como de alguns bairros e o processo de asfaltagem que tem havido algum ruído sobre a lentidão na sua implementação.
A deputada disse que os parlamentares do MpD contactaram a ministra das Infra-estruturas que explicou o porquê da sua lentidão e, aproveitou para esclarecer, que tudo está relacionado com a capacidade da máquina.
“Foi preciso adquirir uma máquina para este processo, de menor dimensão e mais fácil de transportar porque depois de São Filipe a ideia é asfaltar Santa Catarina do Fogo e Mosteiros e o processo de mobilidade da máquina dentro da ilha é mais fácil”, afirmou a deputada, acrescentando que dada a sua pouca capacidade de produção betuminoso a central foi reforçada e na próxima segunda-feira (22) será iniciada a asfaltagem.
Com relação à asfaltagem de Santa Catarina do Fogo, a mesma fonte, observou que não estava no projecto, mas como a máquina veio e há possibilidade de mobilidade rapidamente dentro da ilha e através do diálogo entre a ministra das Infra-estruturas e o edil de Santa Catarina há a abertura de incluir este município e, em princípio, vai-se asfaltar o troço Patim/Cova Figueira, dependendo da situação económica, acrescentando que, mais tarde e havendo condições, defendem o fecho daquilo que se designou chamar de anel rodoviário do Fogo.
Vanuza Barbosa acredita que ainda é possível nesta legislatura asfaltar a via Patim/Cova Figueira embora, numa primeira fase, se possa optar pela asfaltagem da cidade de Cova Figueira, isto é, desde a capela de Nossa Senhora da Boa Viagem, a sul, até a última residência da cidade de Cova Figueira, a norte, incluindo alguns ramais internos.
Inforpress
Site agregador de notícias e conteúdos próprios e de parceiros, com enfoque em Cabo Verde e na Diáspora, que quer contribuir para uma maior proximidade entre os cabo-verdianos.
+238 357 69 35
geral@balai.cv / comercial@balai.cv / editorial@balai.cv