Engenheira defende necessidade de “investir seriamente” na educação ambiental em Santo Antão

A engenheira ambiental e sanitarista Nareida Delgado defendeu esta segunda-feira, 05, a necessidade de investir “seriamente” na educação ambiental em Santo Antão, e sublinhou ainda que nenhum projeto dará certo se não tiver o envolvimento comunitário.

Nareida Delgado, que falava à Inforpress a propósito do Dia Mundial do Ambiente, que se assinala a 05 de junho, considerou que o envolvimento comunitário é “crucial” para reduzir a quantidade per capita de lixo gerado.

Mas para isso, a engenheira ambiental apontou a necessidade de se criar estratégias de recolha nas zonas altas e encostas costeira da ilha, visto que, conforme a mesma fonte, o saneamento nessas zonas ainda é um dos maiores desafios ambientais.

“Nas zonas altas e também nas encostas costeiras, como não há recolha, todos os resíduos gerados pela população acabam por parar nas encostas e depois arrastados para o mar, causando um impacto negativo no ambiente”, frisou.

Outrossim, Nareida Delgado falou da perda do perímetro florestal e super-exploração de recursos hídricos em Santo Antão.

“Em Santo Antão, a nossa maior fonte de água para o consumo provem da água subterrânea, e no Paul especificamente essa água é devido à floresta que permite a recarga de aquíferos subterrâneos. E com a perda da floresta perdemos as vantagens que a mesma traz. Inclusive, favorece para que Santo Antão tenha o seu período de chuva digamos próprio”, pontuou.

Por isso, a mesma fonte insiste que deve ser adotada medidas de educação ambiental de forma a informar e sensibilizar a população sobre o problema, bem como mostrar estratégias de reeducação de consumo, pois, segundo Nareida Delgado, futuramente haverá sérios problemas ambientais casos as medidas não sejam “tomadas o quanto antes”.

O Dia Mundial do Meio Ambiente é celebrado no dia 05 de Junho, foi criado pela Assembleia Geral das Nações Unidas, através da resolução (XXVII) de 15 de Dezembro de 1972, com a qual foi aberta a Conferência de Estocolmo, na Suécia, cujo tema central foi o Ambiente Humano. Todos os anos, nesse dia, diversas organizações da sociedade civil lançam manifestos e tomam medidas para relembrar ao público geral da necessidade de preservação do meio ambiente.

Inforprtess

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest