Equipa da Associação Cabo Verdeans United conclui instalação de seis parques infantis na ilha do Fogo

Uma equipa da Associação Cabo Verdeans United, uma organização de caridade dedicada às crianças cabo-verdianas, concluiu hoje a instalação de seis parques infantis na ilha do Fogo.

A equipa desta organização de caridade composta por cabo-verdianos radicados nos Estados Unidos da América, sobretudo bravenses, trabalha há cerca de 20 anos em Cabo Verde na construção de parques infantis e chegou à ilha do Fogo no final de Abril para instalar os seis parques infantis.

Os parques infantis de São Filipe foram montados na praça de Cruz dos Passos, mas ainda não estão a funcionar porque falta intervenção a nível do piso, mas o presidente da Câmara Municipal de São Filipe, Nuías Silva, disse que o piso já se encontra na Cidade da Praia e deve chegar à ilha do Fogo nos próximos dias, assim como os mosaicos para o pavimento das demais áreas devem ser colocados na segunda quinzena de Maio.

Os de Santa Catarina do Fogo foram montados na vila de Achada Furna, junto da escola básica e jardim de infância e nos Mosteiros foram instalados na zona de Fonsaco, sendo que estes quatro parques estão já a funcionar.

Os equipamentos dos seis parques infantis foram doados pela referida associação que também procedeu à instalação dos mesmos.

O de Cruz dos Passos, na cidade de São Filipe, estará funcional a partir de 01 de Junho, data que a edilidade de São Filipe calendarizou para a inauguração das obras da nova centralidade da cidade de São Filipe, Cruz dos Passos.

A fundadora e vice-presidente da Associação Cabo Verdeans United, Genie Lomba, após um encontro de balanço com a Câmara Municipal de São Filipe, disse que a experiência foi muito diferente da de 2008, altura em que a associação instalou o primeiro parque em São Filipe.

Genie Lomba disse que encontrou a ilha diferente e que o presidente da Câmara Municipal de São Filipe tem ideias novas, alinhadas com a sua organização.

“A missão da Associação Cabo Verdeans United é ajudar crianças na educação e lazer”, disse Genie Lomba indicando que quando a organização recebeu o pedido do edil de São Filipe para instalar um parque, resolveu trazer seis, dois para cada município devido ao custo elevado do transporte.

A organização, que já instalou parques em todas as ilhas de Cabo Verde, mostra-se disponível e aberta para apoiar na realização de projetos “mais grandes” para mulheres e famílias, mas também nas áreas em que a ilha mais precisa, acrescentando que a filosofia da associação não é trazer aquilo que as pessoas não querem, mas apoiar naquilo que for solicitado.

O presidente da câmara de São Filipe, Nuías Silva, considerou de “extremamente positiva” a missão da Associação Cabo Verdeans United, uma organização registada nos Estados Unidos da América, observando que por iniciativa da sua autarquia acabaram por instalar os seis parques infantis na ilha do Fogo.

O edil destacou a relação de amizade e parceria que ficou notória, mas, sublinhou, ficaram grandes compromissos para próximos passos visando a implementação de outros projetos.

Para além da doações que deixaram para crianças e jovens mais desfavorecidos, ficou o compromisso para trabalhar um projeto grande, ligado ao centro multiuso e terapêutico de Beltches que, segundo Nuías Silva, pode ser trabalhado numa campanha internacional de mobilização de recursos e com a Associação Cabo Verdeans United à frente e com participação de outras organizações para o centro.

Com relação ao centro, este avançou que a câmara municipal vai arrancar este ano com a construção da placa e depois vai-se agregar outros valores para o centro.

No final da visita a câmara de São Filipe reconheceu a Associação com atribuição de um certificado de reconhecimento e o brasão do município e comprometeu-se em condecorar a associação no próximo Verão com medalha de ouro da cidade.

Inforpress

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest