Fogo: Acesso ao local definido para extração de areia na praia de Fonte Bila testado hoje, diz vereador

O acesso, via praia de Nossa Senhora da Encarnação, para se chegar ao local definido para extração de areia é testado hoje antes do Instituto Marítimo Portuário iniciar a emissão de licenças para apanha de areia.

O vereador da Câmara Municipal de São Filipe, responsável pela área das Infraestruturas, Euclides Fernandes, disse à Inforpress que a melhoria do acesso ao local definido para extração da areia, situado entre as praias de Fonte Bila e de Nossa Senhora da Encarnação, foi da responsabilidade do IMP que contratou um operador da área de construção civil para a sua melhoria.

Depois de testado o acesso para garantir a segurança das viaturas que são autorizadas a fazer apanha de areia, o comité de gestão e implementação da apanha de areia na ilha do Fogo constituído pelo Instituto Marítimo Portuário, câmaras municipais, delegação do Ministério do Ambiente, Polícia Nacional, representantes das empresas de construção civil e dos camionistas volta a reunir-se para definir a data para emissão das licenças.

O vereador acredita que a reunião poderá acontecer ainda esta semana, embora a mudança do delegado do IMP na ilha possa atrapalhar um pouco o início deste processo.

Recorde-se que o Governo, através de um despacho conjunto dos Ministérios do Mar e da Agricultura de Ambiente, datado de 15 de Maio, autorizou, de forma excecional, a extração de areia na praia de Fonte Bila para servir as ilhas do Fogo e Brava até 31 de Julho.

Os operadores da área de construção civil e os camionistas estão expectantes, aguardando pelo início do processo de emissão da licença para extracção de areia na praia de Fonte Bila.

A Câmara Municipal de São Filipe emitiu, há uma semana, o parecer favorável sobre o sítio escolhido para a exploração de areia nas proximidades da praia de Nossa Senhora da Encarnação.

As licenças serão emitidas pelo IMP e condicionadas a, no máximo, uma licença por viatura por dia, não será permitido o uso de nenhum tipo de máquinas na extração, sendo que todo o processo deve ser manual e na horizontal a uma profundidade máxima de um metro.

Inforpress

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest