
Sexta-feira, 12 de Agosto, 2022
A Associação Unidos na Luta contra o Cancro de Santo Antão reuniu hoje, na cidade do Porto Novo, quadros do Ministério da Saúde para abordar a problemática do câncer e ações de prevenção, nesta ilha.
O presidente desta associação, Ernesto Rocha, disse à imprensa que se tratou de um atelier que serviu para abordar a problemática do cancro em Santo Antão e identificar algumas ações que permitam prevenir e combater os diferentes tipos de cancro.
“É possível realizar ações que promovam os hábitos de vida saudável. Ações que ajudem a combater o consumo abusivo do álcool, que é um fator que aumenta a incidência do cancro. Há também o uso do tabaco, mas há ainda outros fatores relacionados com alimentação”, notou este médico.
No caso do cancro do colo do útero, o Ministério da Saúde esta a apostar na prevenção através da vacinação contra infeções como HPV nas meninas, salientou Ernesto Rocha, referindo-se a outros tipos de câncer que se pode combater com rastreios precoces.
Para este responsável, a prevenção é a forma mais eficaz de combater o cancro, mantendo os hábitos saudáveis, como evitar o uso do cigarro e o consumo abusivo do álcool, mas também ter uma alimentação equilibrada, rica em frutas e vegetais.
A promoção e prevenção sobre o cancro na saúde pública, diagnóstico e tratamento de doenças oncológicas e cuidados paliativos no tratamento do cancro foram temas debatidos durante o atelier.
Inforpress
Site agregador de notícias e conteúdos próprios e de parceiros, com enfoque em Cabo Verde e na Diáspora, que quer contribuir para uma maior proximidade entre os cabo-verdianos.
+238 357 69 35
geral@balai.cv / comercial@balai.cv / editorial@balai.cv