Porto Novo recebe atelier de sensibilização sobre o cancro em Santo Antão

A Associação Unidos na Luta contra o Cancro de Santo Antão reuniu hoje, na cidade do Porto Novo, quadros do Ministério da Saúde para abordar a problemática do câncer e ações de prevenção, nesta ilha.

O presidente desta associação, Ernesto Rocha, disse à imprensa que se tratou de um atelier que serviu para abordar a problemática do cancro em Santo Antão e identificar algumas ações que permitam prevenir e combater os diferentes tipos de cancro.

“É possível realizar ações que promovam os hábitos de vida saudável. Ações que ajudem a combater o consumo abusivo do álcool, que é um fator que aumenta a incidência do cancro. Há também o uso do tabaco, mas há ainda outros fatores relacionados com alimentação”, notou este médico.

No caso do cancro do colo do útero, o Ministério da Saúde esta a apostar na prevenção através da vacinação contra infeções como HPV nas meninas, salientou Ernesto Rocha, referindo-se a outros tipos de câncer que se pode combater com rastreios precoces.

Para este responsável, a prevenção é a forma mais eficaz de combater o cancro, mantendo os hábitos saudáveis, como evitar o uso do cigarro e o consumo abusivo do álcool, mas também ter uma alimentação equilibrada, rica em frutas e vegetais.

A promoção e prevenção sobre o cancro na saúde pública, diagnóstico e tratamento de doenças oncológicas e cuidados paliativos no tratamento do cancro foram temas debatidos durante o atelier.

Inforpress

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest