
Terça-feira, 26 de Setembro, 2023
O vereador do pelouro da Saúde da Câmara Municipal da Ribeira Grande afirmou esta quarta-feira, 31, que Santo Antão é a ilha que mais consome tabaco, segundo um estudo de 2012, e que projeções apontam para o aumento do consumo.
Rui Costa Silva falava à imprensa a propósito do Dia Mundial sem Tabaco, que se assinala a 31 de maio, este ano destacado com o lema “Vamos cultivar alimentos, não tabaco”.
Mesmo não havendo estudos recentes, o responsável camarário revelou que projecções apontam que o consumo do tabaco tenha aumentado ainda mais, principalmente no seio dos mais jovens.
Por isso, defendeu ser necessário intervir junto às escolas de forma a mostrar aos mais jovens as consequências do uso do tabaco.
Outrossim, Rui Costa Silva evidenciou que o estudo feito em 2012 aponta que 13 a 14 por cento (%) da população da ilha tinha hábitos tabagistas em todas as formas de consumo.
“Santo Antão é a ilha que produz mais tabaco, então há uma necessidade de começarmos a trabalhar de forma incentivar os produtores a substituírem o tabaco para produção de alimentos saudáveis”, disse.
E, é neste sentido que Rui Costa afiançou que no próximo mês de Junho será promovido no concelho da Ribeira Grande, uma feira de saúde e empreendedorismo.
“Será uma forma de mostrar que é possível fazer o negócio, desenvolvê-lo com saúde promovendo a produção de alimentos saudáveis tirando assim a produção da cana-sacarina e de tabaco”, pontuou.
O Dia Mundial Sem Tabaco, 31 de maio, foi criado em 1987 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para alertar sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo.
Inforpress
Site agregador de notícias e conteúdos próprios e de parceiros, com enfoque em Cabo Verde e na Diáspora, que quer contribuir para uma maior proximidade entre os cabo-verdianos.
+238 357 69 35
geral@balai.cv / comercial@balai.cv / editorial@balai.cv