São Vicente: Bombeiros agendam manifestação por “vários incumprimentos” da edilidade – Siacsa

Os Bombeiros Municipais de São Vicente programaram para o próximo dia 08 de Julho, uma manifestação para reivindicar os seus direitos que têm sido “violados” por “vários incumprimentos” da câmara municipal, avançou hoje o responsável do Siacsa.

O coordenador, em São Vicente, do Sindicato da Indústria Geral, Alimentação, Construção Civil e Afins (Siacsa), Heidy Ganeto de Andrade, assegurou à Inforpress que um dos principais motivos para a manifestação é o memorando de entendimento assinado entre os bombeiros e a edilidade, com a mediação da Direcção-Geral do Trabalho, em Dezembro passado.

“Até este momento o sindicato não teve qualquer pronunciamento da câmara municipal e não há nenhuma menção de cumprir o que foi acordado”, explicou o sindicalista, adiantando que ficara estabelecido que parte das antigas reclamações, como promoções, aumento de efectivos e outras, seriam resolvidas com a entrada no mês de Fevereiro da nova directora de Recursos Humanos da edilidade, mas “até agora nada”.

Outra questão surgida recentemente, relaciona-se com o novo Plano de Cargos, Funções e Remunerações (PCFR) da Função Pública, que foi aplicado a outros funcionários, mas não aos bombeiros.

“Até parece que os bombeiros não são funcionários da câmara municipal, já que o PCFR, tal como diz a lei, deve abarcar todos os trabalhadores, contudo o que estamos a ver é uma autêntica discriminação”, lançou.

Por essas e outras, Heidy de Andrade disse estarem firmes na intenção de realizar a manifestação na próxima segunda-feira, 08, mesmo cientes de que deverão ser somente seis bombeiros a participarem.

“A corporação de São Vicente é composta somente por seis efectivos, o resto são voluntários, outra das ilegalidades inventadas pelo vereador responsável e pelo comandante, já que sabemos que para ser bombeiro tem de passar por formação e por concurso”, criticou o responsável do Siacsa.

A mesma fonte asseverou já ter entregue o documento na Câmara Municipal de São Vicente para informar da manifestação, mas a Inforpress contactou o vereador do pelouro, Anilton Andrade, que disse ainda não ter conhecimento do assunto.

O protesto dos bombeiros está marcado para a manhã do dia 08, parte do quartel, na zona de Campim, passa por algumas artérias da cidade do Mindelo e com término à frente da edilidade.

Inforpress

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest