
Quarta-feira, 29 de Março, 2023
Três Jardins Infantis da cidade da Praia desfilaram na tarde deste domingo, 19, na Avenida Cidade Lisboa, dando assim o início ao Carnaval na capital do país. Na programação estava prevista a participação de quatro jardins infantis: Jardim Suzy, Jardim Amor é Vida, Jardim Catly e Jardim Pimpão, mas este optou por desfilar no bairro Achada Santo António onde fica situado.
O desfile arrancou por volta das 16h00 com o Jardim Suzy com o tema “Unicórnios”. Segundo a responsável Suzete “Suzy” Silva, o tema foi escolhido juntamente com as crianças. “Todas as crianças gostam de unicórnios.” O jardim com mais de duas décadas de existência retratou o tema em quatro alas com mais de 70 crianças e um carro alegórico.
O segundo a desfilar foi o Jardim Amor é Vida com o tema “Educar para a proteção e defesa do meio ambiente. Rumo ao planeta azul”, que foi retratado em quatro alas: Ala da Natureza, Ala da Poluição, Ala dos Oceanos e Ala do Meio Ambiente.
“Escolhemos este tema por ser um projeto educativo que temos e achamos que era uma das formas de passar a nossa mensagem, mas também de levar as nossas crianças a interiorizá-lo, bem como os pais e encarregados de educação”, explica a irmã Domingas Trindade. O Jardim Amor é Vida levou cerca de 65 figurantes e um carro alegórico.
O encerramento do primeiro dia dos desfiles na Avenida Cidade Lisboa ficou a cargo do Jardim Catly que tem 32 anos de existência. O Jardim da mindelense Alice Monteiro, que nasceu no berço do Carnaval, retratou vários personagens como o Mickey, a Borboleta, a Margarida e o Batman.
“Tinha prometido às crianças que este ano íamos desfilar com ou sem dinheiro”, diz a responsável da escolinha que desfilou com mais figurantes. O Jardim levou 120 crianças, 10 alas e 1 andor para a avenida.
Da programação constava a participação do Jardim Pimpão da Achada Santo António, mas este optou por desfilar no bairro onde fica situado.
No que tange à verba de 50 contos disponibilizada pela Câmara Municipal da Praia, os três jardins que marcaram presença no Carnaval são unânimes em afirmar que é insuficiente.
“O apoio é pouco, não serve para nada. Chegou um pouco atrasado, mas resolvemos com o apoio dos pais e familiares”, diz Suzete “Suzy” Silva, do Jardim Suzy.
Já a Irmã Domingas Trindade, do Jardim Amor é Vida, diz que o valor é “um bocado irrisório”. “Não deu praticamente para nada porque o Carnaval exige muito. Apesar de ser um desfile infantil exige mais do que o dos adultos.”
Por ser um ano difícil por causa da pandemia da Covid-19, a responsável do Jardim Catly, Alice Monteiro, também diz que a verba foi insuficiente. “Fomos convidados a desfilar em cima da hora e agora estamos cheios de despesas”, diz e realça que estão à espera de um apoio do padrinho do Jardim que é emigrante para pagar os gastos.
Apesar dos desafios financeiros, os responsáveis dos jardins mostraram-se felizes com o regresso do Carnaval da Praia.
Público enche bancadas e dá nota positiva ao desfile
Após dois anos de paragem, as duas bancadas montadas na Avenida Cidade Lisboa encheram-se no primeiro dia do Carnaval. O Balai conversou com alguns dos amantes da festa do Rei Momo que deram nota positiva aos jardins infantis.
“Achei positivo, mas espero que melhore no próximo ano. Ficamos à espera de mais um grupo que estava na programação, mas este não compareceu. Os meus filhos gostaram e é a primeira vez que fiquei na bancada”, explicou Nádia Coronel que elegeu o Jardim Amor é Vida como o mais bonito.
Já Cátia Duarte elogiou o ambiente tranquilo e divertido. “Viu-se muito esforço dos Jardins. Esse ano vi mais andores e mais dedicação no trabalho e na organização. A Câmara Municipal da Praia também está de parabéns porque correu tudo na normalidade e na paz.”
Apesar de ter chegado atrasado, Edmilson Fortes diz que, após dois anos de paragem, o desfile foi bom. “Vi dois grupos e foi interessante. Amanhã vou comprar bilhetes para assistir o dos grupos oficiais. Espero que seja um Carnaval espetacular.”
Já Patrícia Centeio diz que estava à espera de mais após essa paragem de dois anos. “Ficou um pouco a desejar. Acho que devemos investir mais no Carnaval das crianças. (…) Acho que pelo esforço foi bom. Todos os Jardins estavam lindos, principalmente o Jardim Catly que tinha mais crianças e estava mais organizado.”
Questionada sobre o que espera do desfile dos grupos oficiais, a mesma fonte diz; “Que seja melhor do que os anos anteriores. Acho que na Praia deviam apostar mais na festa de Cinzas. (…) Apesar de ter muitas pessoas, acho que não compensa apostar no Carnaval se os praienses não sabem brincar o entrudo. Não tem organização, não tem nada. Acho que há falta de cultura do Carnaval. Sou amante do Carnaval de São Nicolau, acho que é o melhor. A cidade da Praia deixa muito a desejar, não sei porquê.”
Site agregador de notícias e conteúdos próprios e de parceiros, com enfoque em Cabo Verde e na Diáspora, que quer contribuir para uma maior proximidade entre os cabo-verdianos.
+238 357 69 35
geral@balai.cv / comercial@balai.cv / editorial@balai.cv