Após 4 anos de interregno, cultura cabo-verdiana em alta no Weekend Capverdien no Luxemburgo

A 7.ª edição do evento acontece neste fim de semana e está orçada em cerca de 60 mil euros (6.614 mil escudos).

Depois da última edição em 2018 e de um interregno de 4 anos devido à pandemia da covid-19, o Luxemburgo acolhe neste fim de semana a 7.ª edição do Weekend Capverdien, “o maior evento da cultura cabo-verdiana” neste país europeu.

O evento é uma iniciativa da Associação Veteranos do Norte de Luxemburgo, em parceria com a Câmara Municipal de Ettelbruck, e está orçado em cerca de 60 mil euros (6.614 mil escudos).

Segundo Amilton Fonseca, da Associação Veteranos do Norte de Luxemburgo, a organização está a apostar fortemente no regresso deste evento que é esperado por toda a comunidade cabo-verdiana radicada no Luxemburgo e não só. “A expectativa é alta e com o investimento esperamos que seja uma grande retoma.”

“Temos música com vários artistas cabo-verdianos, exposição de artesanato com artesãos de Cabo Verde e locais, gastronomia onde vamos apresentar todos os pratos tradicionais do arquipélago, principalmente a cachupa. Danças tradicionais com desfile de colá Son Jon e de carnaval com o grupo Montsu Lux”, diz e realça que é um momento de congregação para toda a comunidade radicada no Luxemburgo.

A sétima edição do Weekend Capverdien arranca na próxima sexta-feira, 14, por volta das 18h30 (hora local) com uma conferência denominada “Investir com inteligência de uma forma a construir um futuro junto”, que vai contar com a presença de patrocinadores e entidades oficiais, entre os quais o presidente da Câmara da cidade da Praia, Francisco Carvalho, o presidente da Câmara Municipal do Porto Novo, Aníbal Fonseca, o administrador executivo do Banco Caboverdiano de Negócios (BCN), Carlitos Fortes, e o sócio gerente da imobiliária AMICV, Francisco Delgado.

Os artistas Dudu Araújo, Jenifer Solidade, Carlos Matos, Batucadeiras Amizade e Inass Fortes vão animar o primeiro dia do evento.

Na programação do sábado (dia 15), constam um desfile de colá Son Jon e de carnaval com o grupo Montsu Lux, bem como atuação de DeLux Band, Kino Cabral, Tha Real Vibe, Dina Medina, Bulimundo, Luís Monteiro e Dj Anibal.

No domingo, último dia do certame, sobem ao palco os artistas Steffy Lima, Badman Milly, Anísio Rodrigues e Jay Moreira.

Os bilhetes encontram-se à venda no norte, centro e sul do Luxemburgo. “A expectativa é ter no mínimo 3 mil pessoas no primeiro dia do evento.”

A Associação Veteranos do Norte de Luxemburgo foi criada há cerca de 15 anos e atualmente conta com mais de cem membros. “É uma das maiores do Luxemburgo, sem dúvida”, diz Amilton Fonseca.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

Agenda