Blue Womb (Ventre Azul), uma exposição sobre o mar que César Schofield Cardoso leva às ilhas Canárias

Blue Womb (Ventre Azul) é o título da nova exposição do artista visual cabo-verdiano César Schofield Cardoso, que pretende apresentar o mar e os seus diversos significados para o cabo-verdiano. A exposição que é inaugurada no dia 4 de março é a segunda deste artista na Galeria ATC, em Tenerife, nas ilhas Canárias.

Com materiais como o lixo oceânico, redes de pesca, grades de plástico e detritos o artista César Schofield Cardoso realiza e expõe os trabalhos que falam sobre o mar em Cabo Verde. A informação foi avançada hoje por meio de um comunicado.

Trata-se da segunda exposição do artista na Galeria ATC, sendo a primeira “Espaços Vacilantes” teve lugar em 2020. “Blue Womb” é descrita, no comunicado, como um trabalho onde se busca a linguagem regenerativa. “Os materiais de origem, lixo oceânico, são: redes de pesca, grades de plástico, fios de nylon, sacos de plástico, detritos de plástico, etc.” O projeto faz uso de cianótipos (técnica fotográfica artesanal) para comunicar a sua mensagem através de fotografias, vídeos e som.

Ao longo da história de Cabo Verde o mar tem estado sempre presente. O artista define o oceano como um “local marginal de subsistência, apesar da sua grande extensão, quatorze vezes maior do que o território terrestre (…) Apesar da sua enorme reserva biológica e potencial criativo, o mar ainda é um lugar ambíguo no imaginário cabo-verdiano, ora fugaz, ora traumático”.

A exposição Blue Womb surge com a proposta de mostrar novos horizontes do mar e “faz parte de um projeto de pesquisa maior que considera o complexo e vasto oceano, a sua ecologia, economia e estética em um lugar/cultura dominado por uma mentalidade agrícola. Investiga a política alimentar ao longo da história e na política contemporânea e questiona as continuidades coloniais da extração marinha na costa oeste africana”.

A exposição que é inaugurada neste dia 4 de março em Santa Cruz de Tenerife e vai ficar patente até o dia 28 de abril.

César Schofield Cardoso nasceu no Mindelo em 1973. Desde 1992 exerce a profissão de cineasta e fotógrafo, tendo já sido distinguido em 2005 em um concurso de fotografia do Centro Cultural Francês da Praia. Dois anos depois fez a sua primeira exposição internacional na feira Internacional de Arte Contemporânea, tendo seguido com a Exposição Internacional de Arquitetura da Bienal de Veneza.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

Agenda