Carnaval está de regresso à capital e conta com presença de quatro grupos oficiais

Após uma pausa devido à pandemia de Covid-19, o Carnaval volta a ser festejado na cidade da Praia, sendo esta a primeira edição organizada pela atual equipa da Câmara Municipal (CMP).

O tradicional desfile de Carnaval volta às ruas da cidade da Praia, anunciou hoje, dia 25, a câmara municipal. O desfile de 21 de fevereiro conta com quatro grupos oficiais – Vindos d’África, Samba Jó, Bloco Afro Abel Djassi e Vindos do Mar, dois grupos de animação e quatro jardins infantis.

Em conferência de imprensa no Paços de Concelho, o vereador de Cultura e Economia Criativa da CMP, Jorge Garcia, destacou que a festa é um momento de reflexão sobre a história, costumes, dilemas, anseios, e, reconhece o ambiente de riso que a Festa do Rei Momo proporciona.

A edilidade comprometeu-se a custear a produção de fantasias, carros alegóricos e outros itens no valor de quatro mil contos, que representa um acréscimo de 50% em relação a 2019.

Este ano o desfile vai ter concurso oficial, sendo que a CMP vai atribuir os prémios de Melhor Rei, Melhor Rainha, rainha de Bateria, Porta-Bandeira, Mestre-Sala, Melhor Música, Melhor Carro Alegórico e Melhor Bateria, num montante de mil e duzentos contos.

Quanto à reclamação por parte do grupo Maravilhas do Infinito da sua não-inclusão nos grupos oficiais, Jorge Garcia sublinha que durante o processo de seleção dos grupos oficiais não houve discriminação, mas que todos os grupos que não participaram das reuniões e não entregaram o projeto não foram incluídos no desfile.
Acrescentou que o cenário competitivo vai impulsionar os grupos a aperfeiçoar as suas performances.

Para concluir a conferência de imprensa foi realizada um sorteio para determinar a ordem dos grupos no desfile, tendo o grupo Samba Jó ficado como primeiro, seguido pelo Vindos do Mar e Bloco Afro Abel Djassi e, por último, Vindos d’África.

De referir que os quatro Jardins de Infância da Praia vão desfilar na Avenida Cidade de Lisboa na segunda-feira, dia 20, sendo que cada grupo recebeu um montante de 50 mil escudos, segundo avança a agencia Inforpress.

No dia 21, o desfile dos grupos oficiais é precedido dois grupos de animação pelo grupo de “Bididó” e “Ariah do Norte”.

 

 

NOTÍCIA ATUALIZADA 

Celine Salvador/ estagiária

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

Agenda