Centro Cultural do Mindelo acolhe apresentação do livro “A última e incrível viagem de Pentalina” 

O Centro Cultural do Mindelo recebe no próximo dia 08 o lançamento do livro “A última e incrível viagem de Pentalina”, que retrata o naufrágio deste barco em 2014 no município de São Domingos, em Santiago. 

A obra retrata a visão do autor José Escolástico Ramos, que foi um dos náufragos da “trágica e trepidante viagem”. 

“Tal naufrágio serviu de base e de forte motivação para mais uma aventura literária que visa paralelamente retratar a forma quase desumana como os passageiros são tratados durante as viagens marítimas inter-ilhas, da fraca ou quase nula actuação das autoridades marítimas”, conforme informações do Centro Cultural do Mindelo. 

O livro, segundo a mesma fonte, pretende também homenagear todos quantos foram vítimas desse naufrágio, especialmente os entes queridos dos náufragos que pereceram nos mares de Cabo Verde. 

“Quem tem o privilégio de se deleitar com a leitura desta magnifica obra, num curto lapso de tempo apercebe, ilusoriamente, estar perante a assistência de um filme de ‘suspense’ ou perante a audiência de uma bela peça de teatro, à medida que, agradavelmente vai devorando capítulo a capítulo”, argumentou os organizadores da apresentação. 

José Escolástico Ramos Gomes, conforme a biografia é natural da ilha de São Nicolau, onde nasceu a 10 de Fevereiro de 1952.  

Fez os seus estudos liceais em São Vicente, onde residiu até 1970, ano em que regressou à sua ilha natal para exercer funções de professor primário, até 1975. Emigrou-se como marítimo para a Europa, em meados de 1975, tendo regressado a São Nicolau em 1979, para retomar a sua anterior função de professor. 

Desde de muito cedo a escrita esteve presente na sua vida e publicou a sua primeira obra poética, ‘Lagrimas da Minha Alma’, em Março de 2018.

Agora volta à carga com o livro “A última e incrível viagem de Pentalina”, que fala do naufrágio do navio Pentalina B, que se encalhou-se na Baia de Móia-Móia, no município de São Domingos, ilha de Santiago, na madrugada do dia 5 de Junho de 2014, quando fazia a ligação Boa Vista/Praia, com escala na ilha do Sal.  

Na altura foram salvos todos os passageiros e recuperadas as mercadorias que se encontravam a bordo.

A apresentação da obra estará a cargo de Isabel Lobo.

Inforpress

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest