Com cartaz “atrativo” e “preço acessível”, primeiro dia da Gamboa ganha nota positiva do público 

Um “clima descontraído e sem tumultos” também foi uma das avaliações que os entrevistados pelo Balai fizeram sobre a primeira noite do festival.

A 30.ª edição do Festival da Gamboa, que arrancou nesta sexta-feira, 17 de maio, às 22h30 e terminou por volta das oito da manhã de sábado, encheu o areal da Gamboa, na cidade da Praia, com milhares de pessoas que foram atraídas pelo leque de artistas destacados no cartaz deste ano e pelo preço dos bilhetes.

O primeiro dia do festival, que estende até o domingo, 19 de maio, contou com a atuação de 11 artistas. Se por um lado o número e os nomes atraíram o público que se dirigiu ao local, os bilhetes diários a 200 escudos e a entrada livre no último dia foram a “cereja no topo do bolo”.

Antónia Furtado, natural de São Miguel, interior de Santiago, que acompanha o festival desde a sua primeira edição, altura em que o evento era gratuito, considerou ser “simbólico” o preço dos bilhetes deste ano, desde quando a entrada para o areal da Gamboa passou a ser cobrada.

“Isso também foi uma oportunidade para que todos pudéssemos assistir alguns artistas que nunca passaram pelo palco deste festival e que sempre são vistos apenas através das telas”, comentou.

“Este primeiro dia está a ser sublime, um cartaz atrativo e um ambiente sem brigas e sem tumultos, o que deixa as pessoas usufruírem do clima e descontrair um pouco, Assim como eu. O que me trouxe cá são os artistas e permanecerei aqui tranquila do primeiro ao último dia apenas para apreciar”, completou.

Nilton Santos, outro espectador assíduo do festival, também mostrou a sua satisfação em poder ver de perto e por um “preço acessível”, as atuações dos artistas que sempre quis acompanhar.

“É o caso de Loreta e do Vado Más ki Ás, que são os artistas que sempre acompanho os seus trabalhos mas nunca vi um show deles de perto. Quem também deixou-me feliz em voltar a vê-lo aos palcos foi o Djedjé”, disse.

Já Shirley Semedo deslocou-se para a praia da Gamboa neste primeiro dia “apenas para acompanhar o show de Kino Cabral”, ídolo que conquistou o coração da jovem desde pequena.

“Pretendo aproveitar o preço dos bilhetes, que está super acessível, tanto hoje como amanhã. Porque quero regressar para assistir o Tó Semedo de quem também gosto muito”, reforçou.

Por fim, Verónica Garcia que sempre acompanhou o festival desde quando era pequena e que frequentava os momentos dedicados aos menores, garantiu que pelo facto do festival ser “acessível a todos os bolsos” vai voltar nos restantes dias.

“O festival arrancou de forma agradável, o que permite deixar todos aproveitarem ao máximo. Espero que continue assim até o último dia”, concluiu.

Sob o lema “Pela paz e autonomia de pensamento” o festival está enquadrado nas comemorações do 166.º aniversário da cidade da Praia e do Dia do Município, a decorrer desde o dia 29 de abril até o dia 19 de maio, que estão orçadas em 30 mil contos e a edição deste ano visa homenagear o artista e empresário cabo- verdiano Heavy H.

Hoje, 18 de maio, subirão ao palco: Os Tubarões, David Brazão, Neyna, Apollo G, Deejay Telio, Nelson Freitas, Elji Beatzkilla, Tó Semedo, Rod Wires, Zé Espanhol, Titio e Kamoka, Heavy H, o homenageado deste ano, e Gardénia Benrós.

O terceiro e último dia, que é o dia do município da Praia, 19 de maio, é dedicado ao público mais jovem e terá entrada gratuita. Entre às 16 horas e as 18 horas, a praia da Gamboa conta com atividades de diversão dedicadas às crianças e a partir das 18 horas até à meia-noite são dedicadas às atrações musicais com: Mika Kutubelada, Ste Mandela, Ga DaLomba, Paulinha, Herderos Codé di Dona, Zé Delgado, Vhabulla, Cjay Patronato, Lejemea, Chando Graciosa, Jonatthon, Eddu e para fechar o palco os Tabanka Djaz.

Aline Oliveira

Aline Oliveira

Sócia-fundadora, jornalista e editora de conteúdos do Balai Cabo Verde.

Outros artigos
Nélida Vaz

Nélida Vaz

Jornalista e editora de conteúdos do Balai Cabo Verde.

Outros artigos
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

Agenda