
Sexta-feira, 31 de Março, 2023
Indignada com a não inclusão do Maravilhas do Infinito nos grupos oficiais do Carnaval da Praia, a presidente do grupo Maravilhas do Infinito, Anita Faiffer, anunciou que vão marcar presença no Carnaval com um desfile na noite desta segunda-feira, 20,com ou sem apoio da Câmara Municipal da Praia.
“Houve uma falta de comunicação. Estou sem telemóvel e isso foi uma lacuna entre o grupo e a Câmara Municipal da Praia. (…) Estamos tristes por não desfilar na terça-feira, mas será uma alegria se sairmos na segunda-feira, 20, à noite. Espero que a Câmara Municipal nos ajude a pagar as dívidas que já rondam os 240 contos”, diz e revela que ainda estão a aguardar um feedback da edilidade praiense.
Segundo Anita Faiffer, uma verba de 300 contos resolveria quase todos os problemas do grupo. “Há toda uma logística para colocar um grupo na avenida. (…) Caso a CMP não disponibilize a verba, conto com o apoio da população para podermos pagar o trio elétrico que custa 100 contos, o trabalho do soldador e do pintor que é de 95 contos e do transporte que já ronda os 15 mil escudos.”
Este ano, o grupo Maravilhas do Infinito pretende retratar a história do grupo que surgiu há cinco anos. “É a reciclagem de todos os desfiles do Maravilhas do Infinito. Vamos trazer o dragão com o qual desfilamos em 2019 com o tema “Tesouro do Oriente, a rota das especiarias”, o Avatar, as nossas Damas, o Rei, a Rainha e vamos ter o trio elétrico do Mário Gamboa. E desde já convidamos a população no geral que tem um traje de Carnaval a desfilar connosco. A concentração é a partir das 18h00 na Avenida Cidade Lisboa ou no Parque 5 de Julho.”
Acusação de perseguição ao Vindos do Mar
Numa entrevista ao Balai, a responsável do Vindos do Mar, Amélia Monteiro, acusou a Anita Faiffer de perseguição ao grupo que também é do Bairro de Achada Grande. Por sua vez, Anita repudia a acusação que diz ser de infundadas.
“Podia levá-la ao tribunal. Acusar uma pessoa de perseguição é crime. Mas o Carnaval é para brincar e não para trazer mágoas. (…) Sou mindelense, vivo em Achada Grande e tenho levado alegria e prémios à zona, coisa que o Vindos do Mar nunca foi capaz de fazer ao longo desses anos a desfilar. (…) A Achada Grande não se identifica com o Vindos do Mar pelo facto de nunca ter arrecadado um prémio. (…) Demagogia e mentira são crimes. Tenho mágoas de não poder desfilar nos grupos oficiais, mas ressentimento nunca. Desejo à minha zona e ao Vindos do Mar um bom desfile. (…)
Quanto aos vencedores do Carnaval, Anita faz o seu prognóstico: “O Vindos d’África vai ganhar, sem sombra de dúvida, porque é um grupo que tem mais foliões e o seu presidente tem a alma de Carnaval. O Rei Momo é montado em Abreu. Posso dizer que o primeiro lugar vai para o Vindos d’ África, segundo para o Bloco Afro Abel Djassi, o terceiro lugar para o Samba Jô e em quarto lugar o Vindos do Mar. Mas espero que o meu prognóstico esteja errado”, diz e revela que, apesar das acusações, está a torcer pelo grupo da sua zona.
O grupo Maravilhas do Infinito, que em 2020 ficou no terceiro lugar, promete regressar em 2024 e assumir o seu posto. “Acho que precisamos reconstituir urgentemente a direção do grupo.”
Site agregador de notícias e conteúdos próprios e de parceiros, com enfoque em Cabo Verde e na Diáspora, que quer contribuir para uma maior proximidade entre os cabo-verdianos.
+238 357 69 35
geral@balai.cv / comercial@balai.cv / editorial@balai.cv