Filme cabo-verdiano “Omi Nobu” de Carlos Yuri Ceuninck premiado no Burkina Faso

O filme "Omi Nobu", do realizador cabo-verdiano Carlos Yuri Ceuninck, ganhou hoje o Garanhão de Ouro para longa-metragem de documentário no Festival Pan-Africano de Cinema e Televisão de Ouagadougou (Fespaco), no Burkina Faso.
Reprodução Facebook

O documentário cabo-verdiano “Omi Nobu” venceu o prémio na categoria documentário longa metragem no festival africano FESPACO. Trata-se de mais uma longa-metragem realizada por Carlos Yuri Ceuninck e de uma produção da Korikaxoru Films.

“Nossa Senhora da Loja do Chinês”, filme do cineasta angolano Ery Claver, venceu na categoria de melhor música para longa-metragem de ficção, segundo a lista dos premiados do maior festival de cinema africano, que hoje terminou.

O realizador tunisino Youssef Chebbi ganhou o Garanhão de Ouro de Yennenga com o filme “Ashkal”, de acordo com o palmarés divulgado pela agência noticiosa AFP.

As longas-metragens de ficção “Sira”, de Apolline Traoré (Burkina Faso), e “Shimoni”, de Angela Wamai (Quénia), foram distinguidas, respetivamente, com o Garanhão de Prata e Bronze.

Os prémios de interpretação masculina e feminina foram atribuídos a todos os atores e atrizes do filme “Debaixo das Figueiras”, da realizadora tunisina Erige Sehiri.

O tema da edição de 2023 do Fespaco era “cinemas de África e culturas da paz”.

 

c/ Lusa

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

Agenda