
Domingo, 3 de Dezembro, 2023
Francisco Carvalho deu esta garantida, em declarações à Imprensa, após ter assinado protocolos de parceria com diversas organizações que actuam no sector cultural e ambiental.
Nesta primeira fase foi assinando protocolos de parceria com a Sociedade Cabo-verdiana de Música, a Companhia de Teatro Fladu Fla, o Projecto Teatro na Comunidade, Cabo Verde Music Award, a Aliança para a Gestão Ética da População Canina e Felina e a 1456 Produções.
Francisco Carvalho sublinhou o facto de terem incluído a Aliança para a Gestão Ética da População Canina e Felina, que tem como objectivo fazer uma gestão ética da população canina e felina na cidade.
Segundo Carvalho, este acto sublinha uma “nova abordagem” da Câmara Municipal da Praia, uma abordagem “plural e diversificada”, e que demonstra o desempenho da autarquia em ser parceiro de todos os fazedores da cultura e não só.
“O que vimos hoje é o exemplo do caminho que vamos seguir, é caminho de apoio, de parceria, não é caminho só de discurso. Vamos transformar na prática e em iniciativas concretas, na disponibilização de recursos financeiros e recursos humanos”, disse, assegurando que a autarquia vai apoiar os grupos na elaboração de “grande projectos”, para que possam concorrer a financiamento internacional e não ficarem a depender apenas dos apoios incluídos no orçamento da câmara.
Questionado sobre o montante que será atribuído aos parceiros, disse que o foco da autarquia não é o montante, mas sim a nova mensagem que pretende passar de que a autarquia está disponível para apoiar.
Em relação aos grandes festivais que são realizados na Cidade da Praia, como por exemplo Kriol Jazz Festival e o Atlantic Music Expo, Francisco Carvalho garantiu que vai continuar a apoiar, pois é a “vontade dos munícipes”.
“Os festivais que encontramos são bons festivais, mas não é a câmara que disse, são os munícipes e nós respeitamos integralmente aquilo que é a opinião dos munícipes. (…) Eles são bem avaliados e os munícipes gostam deles e nós também”, justificou.
A autarquia promete alargar os protocolos com mais instituições e mais actores no sentido de “construir a Praia dos sonhos de todos os praienses e aquela Praia farol de Cabo Verde”.
Em representação dos beneficiados, a presidente da Sociedade Cabo-verdiana de Música (SCM), Solange Cesarovna, disse que todos os beneficiados se regozijam com esta acção, porque “seguramente vão poder materializar os seus projectos”, que vão contribuir para o desenvolvimento do município da Praia.
Em particular sobre o protocolo, disse que este vai no sentido de descentralizar os serviços SCM para a defesa dos direitos de autores na área da música, para a profissionalização do sector com o devido respeito e pagamento dos direitos autorais.
Inforpress/Fim
Site agregador de notícias e conteúdos próprios e de parceiros, com enfoque em Cabo Verde e na Diáspora, que quer contribuir para uma maior proximidade entre os cabo-verdianos.
+238 357 69 35
geral@balai.cv / comercial@balai.cv / editorial@balai.cv