
Quarta-feira, 7 de Junho, 2023
“O orçamento da XI edição da gala dos Cabo Verde Music Awards ronda os 15,5 milhões de escudos cabo-verdianos”, revela a diretora de comunicação dos CVMA, Soraia de Deus, em entrevista ao Balai Cabo Verde.
Soraia de Deus falava no âmbito de uma conferência de imprensa de boas vindas à comitiva que vai estar na XI gala dos Cabo Verde Music Awards, seguido de uma conversa aberta sobre Violência Baseada no Género (VBG) que teve lugar na tarde desta quinta-feira, 29, no Hotel Trópico, na cidade da Praia, e que contou com a presença de vários artistas que estão nomeados nos CVMA 2022. “Temos algumas ausências, mas na generalidade 80% dos artistas nomeados estão connosco”.
Segundo a mesma fonte, está tudo a postos para a gala que acontece este sábado, 01, Dia Internacional da Música.
“Está quase tudo pronto, agora claro que há questões logísticas da organização do próprio espaço. Os artistas que vão atuar na gala já estão no país e já estão a ensaiar. Cada pessoa está a fazer a sua parte para que esteja preparado para a grande gala”.
No que tange aos bilhetes, Soraia de Deus avança que os bilhetes Vip estão praticamente esgotados. “Estamos confiantes que vamos ter uma gala ‘sold out’.”
Questionada sobre como a organização tem lidado com as críticas em relação a escolha de uma apresentadora estrangeira para apresentar a gala, Soraia de Deus responde: “Catarina Furtado representa uma responsabilidade social muito forte, uma luta pela igualdade de género, uma luta contra a violência sexual contra as meninas e mulheres e é uma apresentadora top. Então conseguir pô-la aqui a contactar com a nossa música de Cabo Verde e com os nossos artistas, de certeza, vai ser transformador. Ela vai deixar aqui a sua marca, vai levar Cabo Verde com ela no coração e vai tomar Cabo Verde em conta quando estiver a fazer alguma coisa sobre a música. São oportunidades e portas que se abrem e são links que se criam”.
Presente na conferência, Catarina Furtado, apresentadora portuguesa e Embaixadora da Boa Vontade do UNFPA desde 2000, agradeceu à organização pelo convite e frisou que aceitou o mesmo pelo carinho que tem pelo país. “Eu não venho receber cachê, mas sim receber a vossa música, comida, simpatia, e é isso que eu quero. (…)”.
A apresentadora que vai estar na gala acompanhada pelo cabo-verdiano Dorival Bettencourt, aproveitou para falar sobre os seus 22 anos em prol das causas sociais.
“Eu tenho uma missão voluntária com o Fundo das Nações Unidas para a População. Há 22 anos que tenho este cargo, embaixadora da Boa Vontade. (…) E fruto dessa experiência, há 22 anos a constatar que. independentemente do facto de existirem muitas questões relacionadas com desigualdade com base no género para homens, não há dúvida de quem mais sofre no mundo inteiro são as meninas, as raparigas e as mulheres, por todas as razões e mais algumas, que foram aqui abordadas: questões de desigualdades e oportunidades, igualdade de género, violência com base no género, abuso sexuais, gravidez não desejada. Para vocês perceberem, no nosso último relatório, das Nações Unidas, são apontadas 121 milhões de gravidezes não desejadas e não planeadas. Isso quer dizer 331 gravidezes por mês, no mundo inteiro, que não foram desejadas. (…) Eu ando pelo mundo inteiro e de facto é muito triste perceber que a violência com base no género não tem extrato social, não tem idade e é transversal. Portanto temos todos e todas fazer alguma coisa. É evidente que nós na comunicação social, na arte e na música temos um poder enorme mesmo quando financeiramente. (…) É com muito gosto que vou estar aqui. Gosto muito de Cabo Verde, obrigada pela organização e que ganhem os melhores.”
De recordar que a gala dos Cabo Verde Music Awards que acontece neste sábado, dia 1, vai ter transmissão em direto no canal TVA, bem como na página de Facebook dos prémios.
Site agregador de notícias e conteúdos próprios e de parceiros, com enfoque em Cabo Verde e na Diáspora, que quer contribuir para uma maior proximidade entre os cabo-verdianos.
+238 357 69 35
geral@balai.cv / comercial@balai.cv / editorial@balai.cv