
- PUB

De regresso à capital, o festival Sumol Beat, que já vai na 6.ª edição, aconteceu este sábado, 4 de maio, e conseguiu reunir num único espaço pessoas de diferentes faixas etárias para vibrar “ao som do verão”.
O evento que arrancou por volta das 19h30 contou, primeiramente, com a animação dos DJ Zboy e Raziel que aqueceram o público com remixes variados.
Após o aquecimento do público, o artista Big Z Patronato e banda foram os primeiros a atuar, agraciando com as letras emotivas de suas músicas a plateia que timidamente se aproximava do local.
Com uma quantidade já razoável de público presente, o artista agradou os fãs mais jovens com a música “So ombrada”. A alegria das crianças foi tanta que acabaram por subir ao palco e mostrar que dominavam a coreografia da música.
Por volta das 20h45 o palco foi cedido ao DJ Straga que acalorou o ambiente com as misturas típicas de diversos sons, misturas essas que já são “a sua marca”.
Por essa altura o número de pessoas no local já tinha aumentado consideravelmente, enchendo o largo da Kebra Canela, e o evento que por parte da organização teve o propósito de ser “um momento para toda a família”, conseguiu levar para o largo pessoas de todas as faixas etárias, desde crianças, adolescentes, jovens e adultos.
Quando passava das 21h00, a animação ficou por conta dos rappers Loreta KBA e Mark Delman, que logo fizeram vibrar os mais jovens e amantes do hip hop.

Em meio as atuações dos dois artistas, quem também subiu ao palco e fez o público tirar os pés do chão foram PCC e Boy Game, que junto da dupla anterior cantaram o tema “Buli Mundo”, música que este ano está nomeada para a categoria Hip Hop do Ano nos Cabo Verde Music Awards (CVMA).
Já se passavam das 22h00 quando no largo da Kebra Canela se podia notar uma multidão, a perder de vista.
O que pareceu que todos marcaram as horas para poder assistir a única artista feminina no evento, Neyna, que levou os ritmos do kizomba ao palco.
A artista que em entrevista ao Balai se mostrou bastante entusiasmada em participar no evento e cantar para um público “diferente do que está habituada”, manifestou a sua surpresa pelo “mar de pessoas” que se podia avistar do palco.
Entre as músicas, Neyna cantou o “ Akanadja”, “Menino veneno”, “Nha mos” e “Bu ka speraba”, tema que fez em colaboração com o artista Djodje e que levou a sua nomeação pela segunda vez nos CVMA nas categorias de Kizomba do Ano, Colaboração do Ano e Música Popular do Ano.
Antes de encerrar a atuação, Neyna “desceu do salto”, literalmente, e saltou do palco para ficar mais próxima da plateia e pular ao som do “Nu ka sta para”, outro featuring da artista, com o Mc Acondize.
MC Acondize foi o artista encarregado de fechar o show previsto encerrar às zero horas e trinta minutos. Juntamente com Neyna, fizeram o “Nu ka sta para” soar por todo o espaço com o público a levantar o pé do chão.
“Foi com todo gosto que juntei-me ao Sumol Beat, principalmente por ser um evento que promove a diversão de todos e sem álcool”, afirmou ao Balai o MC Acondize momentos antes da sua apresentação.
Sumol Beat é um evento gratuito, promovido pela marca portuguesa de refrigerantes Sumol, e que segundo a responsável pela organização, Ana Barros, “há cinco anos tem trazido ao público cabo-verdiano um festival inclusivo para toda a família, sem álcool, para brindar o pôr do sol”.
Após uma pausa por conta da covid-19, o evento que também já teve uma edição em São Vicente nos anos anteriores à pandemia, volta à capital do país com a promessa de regressar em 2026.




Site agregador de notícias e conteúdos próprios e de parceiros, com enfoque em Cabo Verde e na Diáspora, que quer contribuir para uma maior proximidade entre os cabo-verdianos.
+238 357 69 35
geral@balai.cv / comercial@balai.cv / editorial@balai.cv



