Professor de Santo Antão arrecada fundos online e consegue publicar livro sobre VBG

João José é um professor santantonense que há muito sonhava publicar um livro. Conseguiu arrecadar fundos online com a pré-venda da primeira obra que está a ser impressa em Portugal e deve ser lançada brevemente. Agora ambiciona com a venda do primeiro livro lançar uma nova obra que já está escrita.

Natural de Ribeira da Torre em Santo Antão, João José Lopes dos Santos é formado em Teologia e em Ciências da Comunicação. Há três anos tem desempenhado as funções de professor de Língua Portuguesa no ensino secundário, sendo que desde setembro deste ano assume a coordenação da disciplina, em São Vicente.

Formou-se em Teologia em Évora, Portugal, e mais tarde fez um mestrado na mesma área em Lisboa. No regresso a Cabo Verde em 2012, João José acabou por ingressar numa licenciatura em Ciências da Comunicação, vertente de Jornalismo, na Universidade Lusófona, em São Vicente.

Em 2017, depois de receber uma bolsa de estudos na área de Multimédia rumou para o Brasil onde esteve até inícios de 2019.

Apesar de ter conseguido uma nova bolsa no Brasil, o jovem acabou por regressar a Cabo Verde movido pelo sonho de publicar um livro. Foi nessa altura que começou a escrever o seu primeiro romance – Resgatado – uma obra inspirada na história de um jovem que conheceu no Brasil e que tinha problemas de dependência. O livro já pronto continua em PDF à espera de publicação.

No entretanto, concorreu ao concurso de professores para o ensino secundário e em setembro de 2019 começou a dar aulas de Língua Portuguesa.

Mesmo sem ter conseguido patrocínios para o livro Resgatado, a “necessidade de escrever permaneceu”. Assim, João José inspirou-se para escrever uma nova obra desta vez sobre a Violência Baseada no Género (VBG), inspirado pela história de um amigo cuja irmã faleceu vítima de VBG.

A obra “Amor Cruel” que começou a escrever em 2019 foi concluída em dezembro de 2021. Depois de abordar uma editora portuguesa que lhe pediu 280 contos para publicação de 250 exemplares, para arrecadar fundos, o autor abriu uma página homónima no Facebook e conseguiu, através da pré-venda e do envolvimento de pessoas, amealhar cerca de 450 contos.

Entretanto, João José acabou por optar por uma editora nacional, a ISE Editorial, do docente Silvino Évora, onde com o montante arrecadado vai publicar cerca de mil exemplares.

O livro que já foi revisto e atualmente está a ser impresso em Portugal deverá ser lançado em Cabo Verde brevemente, assegura.

“Acredito que o livro será publicado ainda este ano. Quando o livro fora publicado será depois lançado oficialmente em Cabo Verde.

O objetivo é através das vendas do livro ‘Amor Cruel’ conseguir depois publicar a obra Resgatado’’ e apoiar uma vítima de VBG em Cabo Verde.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

Agenda