
Quinta-feira, 21 de Setembro, 2023
Ivanilda Furtado Mendonça nasceu na ilha de Santiago, mas, depois de passar umas férias no Luxemburgo no ano de 2000, decidiu fixar-se neste país europeu. Encontrou emprego como empregada doméstica, constituiu família e, atualmente, tem se destacado na área da maquilhagem, que para já é apenas um hobby que lhe permite obter uma renda extra. “Vim de férias e depois encontrei uma família que precisava de uma babá. Acabei por ficar a trabalhar com eles até hoje”.
Em entrevista ao Balai, a maquilhadora de 37 anos conta que a sua paixão pela maquiagem surgiu tardiamente.
“Sempre que precisava de me maquilhar costumava ir à Sephora, que é uma rede mundial de lojas de cosméticos, mas não gostava do resultado. Em meados de 2017, comecei, de forma tímida, a aventurar-me no mundo da maquilhagem. Comecei pela auto-maquilhagem e depois a fazer nas minhas irmãs, que resolveram divulgar o meu trabalho nas redes sociais como forma de me encorajar”, conta a cabo-verdiana que afirma adorar o que faz. “Faço com amor”.
Aposta na formação
Como forma de ganhar mais conhecimento na área, em junho de 2018, Ivanilda, “Vany” como é carinhosamente conhecida, viajou para a França para fazer uma formação na Make Up For Ever, uma marca francesa de cosméticos que tem escolas profissionais de maquiagem em várias partes do mundo.
Ainda em 2018, foi selecionada para ir a Bruxelas (Bélgica) para maquilhar três modelos no concurso L’Oreal Style & Colour Trophy.
Um ano mais tarde, em 2019, Vany foi convidada a maquilhar as candidatas do concurso Miss Guiné-Bissau Espanha que aconteceu em Almeria. “Foi uma experiência inesquecível”.
De seguida, regressou à França, desta vez para fazer uma formação com uma maquilhadora especializada em pele negra na Adjinaya Makeup Studio.
Agora em 2021, a jovem fez um curso online de pele blindada com o brasileiro Kennedy Hoffmann.
Maquilhagem como uma obra de arte
“Para mim maquilhagem é uma obra de arte onde podemos acrescentar valor à beleza de uma pessoa”, afirma Ivanilda.
Questionada sobre quais são os itens essenciais para uma boa maquilhagem, a maquilhadora refere: creme hidratante, primer (produto utilizado como pré-maquiagem, depois do hidratante e antes da base e pó), base, corretivo, pó compacto, rímel, blush, lápis e gloss.
“Uma excelente make up começa com uma pele bem feita”, diz e salienta que tons pastel estão em alta em 2021.
Na sua rotina do dia-a-dia, a Vany opta por uma maquilhagem simples. “Uso apenas base, blush, rímel e lábios nude”.
No que tange aos cuidados para a pele, a jovem diz que antes de ir dormir remove toda a maquilhagem, limpa e hidrata a pele que é oleosa. “Muitas pessoas pensam que pele oleosa não precisa ser hidratada, mas é um erro. É importante fazer a hidratação”, diz a jovem que gostaria um dia de maquilhar a cantora Mayra Andrade.
Para quem quer seguir neste ramo, Vany diz que a comunicação é a base. “É importante escutar sempre o cliente”, diz a maquilhadora que ambiciona um dia viver apenas da maquilhagem.
Fotografia, outra paixão
Durante a quarentena imposta pela pandemia da Covid-19, Vany ficou em casa, durante três meses, com os dois filhos e começou a se interessar pela fotografia. “Queria continuar a divulgar o meu trabalho na minha página no Instagram, os estúdios de fotografias estavam todos fechados, então comecei a fotografar”.
A maquilhadora não tem formação na área de fotografia e diz que tudo o que sabe aprendeu com os fotógrafos com os quais costuma trabalhar.
“Aprendi a acompanhar o trabalho deles. Treino com os meus filhos em casa, mas quero aprender mais e fazer uma formação”, diz e afirma que pretende conciliar a maquilhagem com a fotografia.
Site agregador de notícias e conteúdos próprios e de parceiros, com enfoque em Cabo Verde e na Diáspora, que quer contribuir para uma maior proximidade entre os cabo-verdianos.
+238 357 69 35
geral@balai.cv / comercial@balai.cv / editorial@balai.cv