Associação Projeto Vitó no Fogo autorizada a colocar painéis interpretativos no interior do PNF

 A Associação Projeto Vitó foi autorizada pela Direção Nacional do Ambiente a colocar cinco dos seis painéis interpretativos da Reserva Mundial da Biosfera no interior do perímetro do Parque Natural do Fogo (PNF).

O anunciou foi feito pelo diretor executivo do Projeto Vitó, Herculano Dinis, durante a apresentação dos seis painéis interpretativos confecionados com a colaboração de um professor universitário de Las Palmas, Ilhas Canárias.

Segundo o mesmo, a obtenção da autorização da Direção Nacional do Ambiente ocorreu graças à intervenção do presidente da Câmara Municipal de Santa Catarina do Fogo, Alberto Nunes, cujo município tem maior parte do território do PNF.

Ao todo foram produzidos seis painéis interpretativos sobre a reserva, sendo um que disponibiliza um conjunto de informações sobre a reserva da biosfera denominado de “somos reserva mundial”, outro que destaca as plantas endémicas, titulado “a joia da reserva” e um terceiro que aborda diferentes aspetos, nomeadamente geológico com as erupções registadas desde o século XVII, as escoadas lávicas, designado “coração da reserva”.

“Flora do parque, um tesouro em perigo” que destaca as plantas endémicas ameaçadas e “Monte Velha, muito mais que árvores” são outros painéis que vão ser colocados no perímetro do Parque Natural do Fogo.

Além destes painéis, foi produzido um outro denominado “Fajãzinha, um pequeno jardim costeiro” que vai ser colocado no povoado de Fajãzinha, no litoral norte da cidade da Igreja.

Herculano Dinis justificou a produção deste painel pelo facto desta localidade albergar 11 das espécies endémicas e da necessidade da sua preservação.

Com relação aos painéis interpretativos da Reserva da Biosfera, o presidente em exercício da reserva, Nuías Silva, destacou as funções básicas como a conservação, a existência de plano de monitorização e o apoio para melhorar o estado de conhecimento atual sobre a própria reserva.

Este indicou que quem chega aos três municípios da ilha do Fogo não sente que está numa Reserva Mundial da Biosfera porque não existem quaisquer marcas ou sinais de uma reserva, sublinhando que os painéis além de representar sinal de que se está numa reserva ajuda a promover e consciencializar as pessoas para proteger a reserva.

Além dos seis painéis, Herculano Dinis avançou que o Projeto Vitó dispõe de financiamento para produzir mais 10 painéis interpretativos, garantindo que os seis serão fixados, o mais tardar, dentro de um mês.

Inforpress

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest