Portugal: Ministros das Saúde da CPLP debatem estratégia de cooperação para 2023-2027

Os ministros da Saúde nos Estados-membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) vão reunir-se esta quinta-feira, para apreciar e deliberar sobre o Plano Estratégico de Cooperação em Saúde da comunidade (PECS-CPLP) para 2023-2027.

A reunião extraordinária, que acontece por videoconferência, conforme o Secretariado Executivo da CPLP, com sede em Lisboa, acontece a convite da ministra da Saúde de Angola, Sílvia Lutucuta, enquanto presidência em exercício da CPLP.

O encontro, conforme a mesma fonte, irá contar, para além com as participações dos ministros da Saúde dos Estados-membros, também com representantes das entidades assessoras da CPLP para o sector da saúde.
Entre essas entidades, estão a Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), o Instituto de Higiene e Medicina Tropical (IHMT) e o Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA).

O Plano Estratégico de Cooperação em Saúde da CPLP (PECS-CPLP) representa um “compromisso colectivo de cooperação horizontal e estruturante” entre os Estados-membros da CPLP no sector da saúde.

A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa é uma organização internacional formada por países lusófonos, cujo objetivo é o “aprofundamento da amizade mútua e da cooperação entre os seus membros”, fundada em 1996.

Fazem parte da CPLP, Cabo Verde, Angola, Brasil, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste e Guiné Equatorial.

Inforpress

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest