Boa Vista: Governo concedeu aval de 200 mil contos à CFS para conclusão da obra do largo de Santa Isabel, diz CMBV

O Governo concedeu um aval de 200 mil contos à empresa Construção Figueiredo e Soares (CFS), a partir do qual terá acesso a um crédito bancário para a conclusão da obra do largo de Santa Isabel, em Sal Rei.

A informação foi avançada em nota de imprensa da Câmara Municipal da Boa Vista (CMBV), que quer partilhar o estado de desenvolvimento da obra, os principais constrangimentos enfrentados ao longo do processo, as perspetivas e as soluções que as instituições envolvidas estão a construir, visando a sua conclusão o mais breve possível.

No mesmo documento, a câmara diz que é do conhecimento de todos ser dono da obra, mas o financiador é a Sociedade de Desenvolvimento Turístico da Boa Vista e Maio (SDTBM), e que, “por razões que não conhece de todo”, mas que, eventualmente terá a ver com as crises que o país enfrenta desde 2020, de repente a sociedade declarou-se sem fundos para continuar a financiar o projeto.

Neste sentido explica que a ausência de financiamento, associada a outros constrangimentos relacionados com a empresa contratada, no caso a SOGEI, provocaram paralisações da obra por vários meses, sempre com a Câmara Municipal por cima a procurar o diálogo e a concertação entre os envolvidos, visando encontrar a melhor solução para o impasse, e consequentemente, para a retoma e conclusão da obra.

A câmara informa ainda que, foi nesse processo de procura incessante de solução que teve coragem de avançar com rescisão do contrato com a SOGEI e acionar a empresa que havia sido selecionada em segundo lugar, no caso a CFS, que assumiu o comando das obras, tendo autarquia adiantado fundos próprios para que as mesmas reiniciassem, uma vez que a SDTBM continuava a declarar-se incapaz de financiar o projeto.

“Com o desenvolvimento dos trabalhos, reiniciados com o adiantamento disponibilizado pela tesouraria municipal, o Governo de Cabo Verde resolveu conceder um aval à SDTBM para contração de um crédito junto da banca, destinado ao cumprimento do contrato de financiamento do projecto da Praça”, lê-se na nota.

Refere ainda que esse aval do Governo foi uma “luz no fundo do túnel”, quiçá, uma esperança de que, finalmente, a obra da Praça Santa Isabel seria concluída e a vida na cidade de Sal Rei e na ilha da Boa Vista retomará o seu ritmo natural.

Entretanto, a câmara sublinha que, contra todas as expectativas, a SDTIBM não conseguiu aceder ao financiamento, ao menos a crer pelas informações chegadas à Câmara Municipal da Boa Vista, pelo que todo o processo voltou à estaca zero.

Com estes avanços e recuos, escreve-se no documento que, a conclusão da obra tem conhecido atrasos inadmissíveis, com prejuízos enormes para toda a ilha, mas a câmara indicou que, soluções estão sendo criadas.

“Fruto da parceria entre a Câmara Municipal da Boa Vista e a SDTBM, o Governo de Cabo Verde já concedeu um aval à empresa CFS, a partir do qual esta terá acesso a um crédito bancário para a conclusão da obra”, garante a edilidade, frisando que o processo já se encontra numa fase avançada, podendo o dinheiro ser libertado a qualquer momento.

Inforpress

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest