Cabo Verde e Coreia do Sul reforçam cooperação no domínio da água e no cultivo de arroz, diz ministro da Agricultura

O ministro da Agricultura e Ambiente avançou hoje que Cabo Verde e a Coreia do Sul vão reforçar a cooperação no domínio da água e no cultivo de arroz, um projecto a ser iniciado ainda como experiência piloto.

Esta informação foi avançada à imprensa, esta manhã, na cidade da Praia, por Gilberto Silva, depois de uma reunião com o enviado especial do Presidente da República da Coreia Sul, o ministro da Indústria, Comércio e Energia, Moon-Kyu Bang.

“Desta reunião saiu a cooperação no domínio da água e no cultivo de arroz. Cabo Verde pretende ter mais conhecimento no cultivo de arroz, que não precisa de muita água e vamos começar com as experiências”, precisou.

O titular da pasta da Agricultura e Ambiente lembrou igualmente que este é ainda um projecto piloto em Cabo Verde, para depois serem multiplicadas essas experiências em terrenos maiores.

Neste momento, continuou, há um especialista da Coreia do Sul que fica no país que vai iniciar esta segunda-feira, 02, de Outubro, os trabalhos directamente com o INIDA (Instituto Nacional de Investigação e Desenvolvimento Agrário) e a Direcção Geral da Agricultura, Silvicultura e Pecuária para desenhar o projecto piloto com base naquilo que é a realidade do país e a partir dali ver as condições para a sua implementação.

Neste domínio fez saber também que Cabo Verde pretende realizar acordo de cooperação a nível da Guiné Bissau para avançar com cultivos não só de arroz, mas também do trigo.

“Há necessidade de dominarmos culturas que não fazemos aqui no nosso país”, reforçou o ministro da Agricultura e Ambiente.

Este encontro veio, segundo o mesmo, na sequência de outros encontros feitos anteriormente e está também enquadrado nas relações de cooperação de 30 anos existente entre a Coreia do Sul e Cabo Verde.

De realçar que Moon-Kyu BANG chegou a Cabo Verde juntamente com a sua equipa, sexta-feira, 29, tendo-se encontro com o seu homólogo, Alexandre Monteiro, visitou o Parque Tecnológico de Cabo Verde onde foi recebido pelo vice-Primeiro-Ministro, e ministro das Finanças, Olavo Correia, e foi recebido também pelo Presidente da República de Cabo Verde, José Maria Neves.

Inforpress

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest