- Atualidade, Lusa, Notícias
- Junho 8, 2023
- 1:31 pm
- Lusa
Cabo Verde pede compromisso global e corresponsabilização das comunidades sobre oceanos

Numa declaração conjunta dos Ministérios do Mar e da Agricultura e Ambiente sobre o Dia Mundial dos Oceanos, o Governo de Cabo Verde referiu que a celebração é uma oportunidade para se assinalar a importância do oceano e compreender melhor como interagir com ele de uma maneira sustentável.
“O lema escolhido para este ano, ‘Planeta Oceanos: As marés estão a mudar’, sublinha que a Terra é mais do que parece e, finalmente, coloca o oceano em primeiro lugar”, lê-se na declaração, que lembra: “que os oceanos albergam uma diversidade de vida, fornecem alimentos, regulam o clima e purificam o ar, nos dão energia, promovem saúde e bem-estar.
“A humanidade depende dos oceanos para a sua sobrevivência”, prosseguiram os dois Ministérios cabo-verdianos, alertando, porém, que os oceanos encontram-se hoje ameaçados.
“Vários impactos decorrentes das atividades terrestres e marítimas afetam mais de 40% da superfície do oceano. A desoxigenação está a criar ‘zonas mortas’ e as eflorescências de algas nocivas estão a criar riscos significativos para a saúde humana e para as economias”, descreveu.
Sobrepesca, a pesca ilegal, não declarada e não regulamentada, os efeitos das mudanças climáticas são algumas das práticas nocivas apontadas pelo Governo cabo-verdiano que vem provocando o aumento da temperatura e a acidificação dos oceanos.
“[Estas práticas] prejudicam as espécies, alteram os ecossistemas marinhos, as correntes oceânicas e os padrões climáticos. Isto, a par da poluição a que o oceano também está sujeito devido a poluição por plástico, químicos e lixo”, continuou.
Mesmo com as várias iniciativas em curso para “mudar a maré”, Cabo Verde, Pequeno Estado Insular e Grande Estado Oceânico, mais de 99% mar, entende que é preciso um “compromisso global”, mas também “corresponsabilização” das comunidades locais para a mudança no país.
Uma mudança de mentalidades, voltada para a importância do nosso oceano e preservação para o nosso futuro como Humanidade”, sugeriram os dois Ministérios cabo-verdianos, comprometendo-se com a preservação dos oceanos e apelando a todas as organizações e empresas a fazerem o mesmo.
O Dia Mundial dos Oceanos celebrado, anualmente a 08 de junho, tem como objetivo relembrar as Nações a importância e o papel no quotidiano, enquanto “pulmões do planeta”.
O dia foi proclamado através da Resolução 63/111, adotada na Assembleia Geral das Nações Unidas de 5 de dezembro de 2008 e, é assinalado por muitos países, especialmente depois da Conferência sobre o Ambiente e Desenvolvimento, no Rio de Janeiro em 1992.
Lusa


Congressistas de vários países reúnem-se para debater desafios da democracia

Pode gostar também
- PUB
- PUB
Deixe um comentário
Follow Us
- PUB