Criminalidade desceu 11 por cento em 2025. Polícia Nacional registou menos 2.269 ocorrências

A Polícia Nacional registou no ano passado (2025) 18.255 ocorrências, menos 2.269 do que em 2024, representando uma diminuição de 11 por cento, segundo dados divulgados esta terça-feira, 17, pelo ministério da Administração Interna e partilhados pela Polícia Nacional.
A diminuição é registada em todas as ilhas, com exceção de São Nicolau, e em 17 dos 22 municípios, tendo a Praia registado uma diminuição de 10,2% e São Vicente 11,8 por cento.
“Paul, Ribeira Grande, São Lourenço dos Órgãos, Santa Catarina do Fogo, Mosteiros registaram descidas particularmente expressivas, superiores a 20%”, lê-se no comunicado.
Segundo a mesma fonte, no que toca à tipologia das ocorrências, comparativamente a 2024, no ano de 2025 verificou-se uma diminuição tanto dos crimes contra pessoas, como contra o património.
No que diz respeito aos crimes contra pessoas, a PN registou uma redução de 13,3%, tendo registado 7.961 crimes em 2025, menos 1.219 do que em 2024.
A Polícia Nacional destaca que houve uma diminuição significativa de crimes de ameaça (-18,4%), de ofensa à integridade física (-18,4%) e também das ocorrências de Violência Baseada no Género (-13%) e dos crimes sexuais contra adultos (-10,6%) e contra crianças (-15,3%).
Há uma diminuição do número de homicídios voluntários consumados em 3,2%, menos 1 homicídio do que em 2024.
No que tange aos crimes contra património, os dados apontam para uma redução de 9,3 por cento, com um total de 10.294 crimes, menos 1.050 ocorrências do que em 2024. A mesma fonte destaca a diminuição dos furtos (-9,4%) e dos roubos (-5,1%).
Balai Notícias
TAMBÉM PODES GOSTAR

Cinco dos nove arguidos detidos no Fogo ficam em prisão preventiva

Sub-15: Cabo Verde estreia-se no Mundial da FIFA com derrota frente ao Equador




- PUB
- PUB











