Capital de Timor-Leste vai acolher os próximos Jogos da CPLP

O coordenador do Desporto do Plano de Ética no Desporto da Comunidade dos Países da Língua Portuguesa (PED-CPLP), José Lima, anunciou hoje que Díli, capital de Timor-Leste, vai acolher os jogos da CPLP no próximo ano.

José Lima deu a conhecer esta notícia na Uni-CV, durante a abertura da formação sobre a implementação do Plano de Ética no Desporto da Comunidade dos Países da Língua Portuguesa (PED-CPLP) que terá duração de cinco dias na universidade pública cabo-verdiana, em Palmarejo, onde referiu que o plano está na sua fase de conclusão.

O PED-CPLP, segundo o seu coordenador, foi implementado em 2017 pela Conferência dos Ministros do Desporto e da Juventude da CPLP, sendo que na primeira fase envolvia países africanos como Angola, Moçambique, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe, e, numa segunda fase, que se inicia na Uni-CV, com Brasil, Timor e Guiné Equatorial.

Apoiado institucional e financeiramente pelo secretariado executivo da CPLP, este plano está projectado para a promoção da aposta da CPLP para a valorização do desporto enquanto um elemento de ligação entre países integrantes.

“O desporto é uma actividade universal, praticada em todos os países da CPLP e tem um conjunto de valores como responsabilidade, respeito, espírito de equipas e conjuntos de valores que promovem o cidadão e a coesão social e que deve ser valorizado”, assinalou, acrescentando que se trata de “um desígnio político de cada país a promoção deste conjunto de valores através do desporto”.

O coordenador do PED-CPLP destacou a importância de trabalhar a ética e os valores como sendo essencial para uma aposta na educação a longo prazo, baseada na prevenção através do desporto, tendo manifestado a satisfação da organização pelo facto do Governo de Cabo Verde ter conseguido criado o seu o Plano de Ética no Desporto, com iniciativas charneiras para outros países.

Inforpress

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest