Euro2024: Bife à portuguesa supera döner turco e chega aos oitavos

A equipa portuguesa de Cristiano Ronaldo, campeã europeia em 2016, está entre as favoritas ao título na Alemanha e fez jus ao seu estatuto com uma vitória convincente perante uma multidão turca, em Dortmund, para garantir o primeiro lugar no Grupo F.

Bernardo Silva, do Manchester City, inaugurou o marcador a meio da primeira parte, rematando para o fundo das redes após um cruzamento rasteiro de Nuno Mendes.

Portugal aumentou a vantagem pouco antes da meia-hora, de forma cómica.

Depois de um mau passe de João Cancelo para Ronaldo, a defesa turca não correu perigo, mas a tentativa de recuo de Samet Akaydin saiu fora do alcance do guarda-redes Altay Bayindir e ultrapassou a linha de golo, apesar dos esforços de Zeki Celik para afastar a bola.

A Turquia nunca mais teve vontade de voltar ao jogo e Portugal chegou ao terceiro golo no início da segunda parte, com Ronaldo a chegar à baliza, mas a fazer passe para Bruno Fernandes finalizar.

Depois de já ter vencido a Chéquia por 2-1, Portugal é uma das três únicas seleções com um máximo de seis pontos nos dois primeiros jogos e está agora segura da vitória do Grupo, mesmo antes de defrontar a Geórgia em Gelsenkirchen, na quarta-feira (26.06).

A seleção portuguesa sabe que vai disputar os oitavos de final em Frankfurt, a 1 de julho, contra um dos melhores terceiros classificados.

Ronaldo, que participa no seu sexto Euro aos 39 anos de idade, pode tornar-se-á o mais velho goleador de sempre do torneio se marcar na Alemanha, mas não conseguiu aumentar o seu recorde de 14 golos na competição.

O atacante, que agora joga na Arábia Saudita, também foi abordado para uma selfie por vários invasores de campo no segundo tempo.

Embora tenha gostado da atenção na primeira vez, posando com um sorriso para uma foto no círculo central, ele pareceu visivelmente irritado à medida que o número de invasores aumentava.

Martinez admitiu que a facilidade com que tantos torcedores entraram na área de jogo era uma preocupação.

“É uma preocupação, porque hoje tivemos a sorte de as intenções dos adeptos serem boas”, acrescentou.

No final do jogo, a DW África conversou com alguns adeptos português à saída do Signal Idunal Park, em Dortmund.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest