São Vicente: Acórdão do Conselho Jurisdicional dá razão ao Mindelense e Derby punido com derrota em seis jogos

O Conselho Jurisdicional da Associação Regional de Futebol de São Vicente (ARFSV) puniu o Futebol Clube Derby com derrota nos seis jogos em que alinhou o futebolista Erickson Lima Spínola, passando agora de 34 pontos para 15.

O acórdão foi divulgado hoje, três dias depois de o Derby ter festejado o título de campeão de São Vicente, mas sem direito a receber o troféu, uma vez que o Mindelense intentara um protesto, precisamente no dia 10 de Abril, por alegada inscrição irregular do futebolista Erickson Spínola Lima, por “alteração da data de nascimento”.

A decisão do Conselho Jurisdicional da ARFSV acrescenta ainda uma multa de 15 mil escudos ao Derby e uma pena de suspensão de três meses ao futebolista, conhecido também como Nénass.

Na notificação ao Futebol Clube Derby, o Conselho Jurisdicional informou que a equipa azul e branca foi punida com derrota nos jogos que disputou para o Soncent Superliga com as formações dos Falcões do Norte (07 de Janeiro), Salamansa (13 de Janeiro), Amarante (21 de Janeiro), Batuque (28 Janeiro), Académica (04 de Fevereiro) e Castilho (24 de Fevereiro).

O Derby pode recorrer da decisão para o órgão competente da Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF), no prazo de cinco dias, sendo certo que o clube vai dar este passo, conforme apurou a Inforpress.

Na argumentação de três páginas da decisão do órgão dirigido por Cirilo Cidário, lê-se que analisando em pormenores os documentos fornecidos pelo protestante “vê-se realmente” que o futebolista em causa teve uma mudança tanto no seu nome, de Erickson Lima Spínola para Erickson Spínola Lima, como da data de nascimento, 05-06-1995 para 05-06-1990.

Assim, o Conselho Jurisdicional deu razão ao Mindelense que, curiosamente, tinha protestado apenas dois jogos, em que acusava o Derby de utilização irregular do futebolista Nénass, nas partidas que disputou com o Castilho da 7.ª jornada, com vitória de 2-0, e com os Falcões do Norte, da 8.ª jornada, vitória de 2-1.

Com este desfecho, o futebol de São Vicente fica suspenso, e ante o recurso que o Derby deve apresentar no prazo legal junto da FCF, caberá à ARFSV divulgar a nova classificação final do Soncent Superliga, o que deverá ocorrer quando o processo for dado como concluído.

Inforpress

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest