- Atualidade, Lusa, Notícias
- Agosto 3, 2022
- 4:00 pm
- Lusa
Diplomata norte-americana Thomas-Greenfield visita três países africanos, entre os quais Cabo Verde

Em declarações antes da partida para esta viagem, que prevê deslocações primeiro ao Uganda e depois ao Gana, a diplomata norte-americana anunciou que vai reunir-se na Praia com o primeiro-ministro de Cabo Verde, Ulisses Correia e Silva, e o ministro dos Negócios Estrangeiros, Rui Figueiredo Soares.
“Discutiremos todo o leque de assuntos relacionados com a nossa parceria, tanto bilateral como multilateralmente. Cabo Verde tem sido um parceiro incrível para nós. E parte da minha visita é também realmente destacar essa parceria. E agradecer aos líderes cabo-verdianos por essa parceria e essa amizade”, declarou Linda Thomas-Greenfield, aos jornalistas.
A diplomata destacou que Cabo Verde é “um importante parceiro” dos EUA e que a visita ao arquipélago, no domingo, será “uma oportunidade” para se “envolver com os parceiros no terreno”.
Sobre a visita aos três países em geral, e apesar de assuntos locais em cada um, a embaixadora norte-americana na Organização das Nações Unidas (ONU) sublinhou que o “principal objetivo é ouvir”, para poder “entender melhor as preocupações dos ugandeses, ganeses e do povo de Cabo Verde, e partilhar essas preocupações” no regresso.
“Estou ansiosa para discutir as prioridades mútuas, para continuar uma conversa que venho tendo em Nova Iorque sobre os esforços para mitigar a insegurança alimentar, que está no topo da nossa agenda para esta viagem”, disse ainda.
Linda Thomas-Greenfield reforçou que embora a “insegurança alimentar seja uma crise global”, todos sabem que “atingiu particularmente África”. Os altos preços da energia, mudanças climáticas, “incluindo secas e inundações severas”, a pandemia de covid-19 “e o aumento dos conflitos combinaram-se para levar milhões de pessoas ao limite”, enfatizou.
“A guerra de agressão ilegal e imoral de Putin na Ucrânia só aumentou essa crise – especialmente por alguns países de África receberem até 75% de seu trigo da Rússia e da Ucrânia”, afirmou.
A combinação destes fatores já conduziu a uma situação de emergência única e “desesperante”, por se tratar de um “ciclo vicioso” que “urge parar antes que saia de controlo”.
“A pior crise de segurança alimentar que já vi em toda a minha carreira. E eu tenho uma carreira muito longa. As pessoas estão morrendo de fome, sem culpa própria, algumas forçadas a viajar longas distâncias na esperança de encontrar ajuda humanitária em algum lugar. Os preços dos alimentos e do petróleo estão a subir. As taxas de desnutrição estão a subir. E as crianças estão a morrer”, frisou.
De acordo com a diplomata, os Estados Unidos estão a tentar “liderar o mundo na resposta a essa crise”, apoiando a ONU, através de um “roteiro para a segurança alimentar global”.
“Mas ainda há muito mais trabalho a ser feito. Por isso, durante a minha viagem, visitarei mercados e instalações de produção de alimentos. Vou encontrar-me com agricultores locais, ativistas e membros da sociedade civil. E no Gana farei um discurso sobre paz e progresso na segurança alimentar”, explicou.
A embaixadora acrescentou que, além das consequências da guerra na Ucrânia para África, a visita a estes três países integra também “uma série de compromissos de alto nível que visam afirmar e fortalecer parcerias e relacionamentos com líderes e povos africanos”.
“Como sabem, o secretário [de Estado, chefe da diplomacia norte-americana] Blinken visitará o continente na próxima semana, e esperamos consultas adicionais com os nossos parceiros africanos na abertura da Assembleia Geral da ONU, em setembro. Também lançaremos as bases para uma cimeira EUA-África bem-sucedida em dezembro”.
Lusa
Pode gostar também

Casa Branca realiza cimeira em Setembro sobre violência alimentada pelo ódio

PAICV responsabiliza Governo pela “grave situação” dos transportes no país

IFH com primeiros prejuízos em vários anos

TAP transportou mais de 20% dos passageiros de e para Cabo Verde até junho
- PUB
- PUB
Deixe um comentário
Follow Us
- PUB