Brava: Obras de implementação da estação dessalinizadora já estão a ser visíveis

As obras de implementação da estação dessalinizadora na localidade de Furna já são visíveis com a edificação das obras do estaleiro, anunciou esta quinta-feira, 08, o presidente da Câmara Municipal da Brava.

Em declarações à Inforpress, Francisco Tavares explicou que já se iniciaram as obras para a edificação na zona de Forte onde vai ser instalada a estação e o próximo passo será o início das obras da própria dessalinizadora.

Segundo a mesma fonte, o prazo de execução é de 14 meses, acreditando que em Junho de 2024 a ilha já terá água dessalinizada e vendo assim um dos seus problemas estruturais resolvidas, embora, alertou que pode haver alguns atrasos, tendo em conta os diversos percalços que a ilha enfrenta para fazer as coisas acontecerem.

Conforme explicou o autarca, esta obra vai levar todo esse tempo porque possui vários componentes, dentre eles a necessidade de fazer perfurações, preparação do terreno para duas estações com painéis solares, um na Forte de Furna e outra em Santa Bárbara, a construção de três reservatórios, sendo 1 de 500 metros cúbicos (m3) e 2 de 100 m3 cada.

Além disso, referiu que é necessário fazer a montagem da própria dessalinizadora em si e também todo o sistema de bombagem e de adução de água de Forte até ao reservatório de cabeça de Avenida em Nova Sintra.

Francisco Tavares recordou que esta é uma obra “estruturante e grande”, inclui um parque fotovoltaico para minimizar os custos de energia e garantir a produção de água para abastecer a ilha.

Este projeto conta com o financiamento da Cooperação Luxemburguesa em 3,5 milhões de euros (cerca de 385 mil contos).

Inforpress

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

Deixe um comentário

Follow Us