“Criar Oportunidades e Conectar Futuros” é o lema da 1ª Cimeira de Investimento e Financiamento Jovem

“Criar Oportunidades e Conectar Futuros” é o lema da 1ª Cimeira de Investimento e Financiamento Jovem, prevista para 07 a 09 de Março, próximo, irá promover uma plataforma para que os jovens possam expressar as suas opiniões.

Promovido pelo ministério das Finanças e Fomento Empresarial, através Casa do Empreendedor, Direcção-Geral do Emprego e o Instituto de Emprego e Formação Profissional e demais instituições, o encontro constitui ainda uma oportunidade para os empreendedores e startups de todas as ilhas efetuarem contactos com instituições do ecossistema empresarial.

Segundo informações avançadas pela Pró-Empresa, o evento visa contribuir para a formulação de políticas que os beneficiem sendo que os jovens são uma parte importante da sociedade e que suas necessidades e preocupações devem ser abordadas de forma efetiva pelas políticas públicas.

Na mesma linha, visa facilitar um diálogo construtivo entre jovens, Governo, entidades públicas e privadas, instituições financeiras, organizações não governamentais (ONG) e sector privado, visando criar um ambiente propício para o acesso à qualificação, desenvolvimento de competências e financiamento de iniciativas lideradas por jovens.

“Apostar nos jovens como futuro de Cabo Verde é um dos principais desígnios do Governo de Cabo Verde, que se comprometeu em reforçar sistematicamente o investimento na qualificação, empregabilidade e empreendedorismo dos jovens para em 2026 reduzir o número de jovens fora da educação, emprego ou formação”, avança a mesma fonte.

O evento é destinado a jovens líderes, empreendedores e empresários, organizações não governamentais, associações e agremiações empresariais, promotores de iniciativas para jovens, estudantes universitários, técnicos e profissionais.

O painel 1 irá debruçar-se sobre a “Promoção de emprego e desenvolvimento de oportunidade de negócios”, e o painel 2 sobre a “Oportunidade de desenvolvimento de negócios nos sectores catalíticos”.

Consta ainda da agenda, a apresentação da Nova Geração de Políticas Públicas para promoção de financiamento do emprego e empreendedorismo e uma conversa aberta com o vice-primeiro ministro, Olavo Correia, sobre o tema “Jovem como protagonista de mudança” – Perspetivas de desenvolvimento sustentável dos jovens.

A cerimónia de abertura estará a cargo do primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva.

Inforpress

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest