
Sábado, 23 de Setembro, 2023
Dezenas de camionistas iniciaram hoje a apanha de areia na praia de Fonte Bila, em São Filipe, três semanas depois do governo, através do despacho conjunto dos Ministérios do Mar e da Agricultura e Ambiente, autorizar extração excecional.
O despacho, datado de 15 de Maio, autorizou a extração de areia na praia de Fonte Bila para servir as ilhas do Fogo e da Brava até 31 de Julho e na sequência e após a melhoria do acesso à praia de Nossa Senhora da Encarnação, o Instituto Marítimo Portuário (IMP) iniciou segunda-feira, 05 a emissão de licença para extração de areia na praia de Fonte Bila a partir de hoje, 06 de Junho.
Informações recolhidas junto do representante das empresas de construção civil, Artur Cardoso, e de vários camionistas, apontam que já foram emitidas mais de cinco dezenas de licenças para apanha de areia para a construção civil.
Na segunda-feira, segundo as mesmas fontes, o IMP emitiu mais de quatro dezenas de licenças e hoje por volta das 09:30 pelo menos mais 11 licenças, estando os camionistas na fila para a extração de areia.
O processo de emissão de licença para extração da areia só começou depois da intervenção na estrada de acesso à praia de Nossa Senhora da Encarnação, permitindo assim a circulação das viaturas pesadas em segurança.
As licenças são emitidas pelo IMP e condicionadas a, no máximo, uma licença por viatura por dia, não será permitido o uso de nenhum tipo de máquinas na extração, sendo que todo o processo deve ser manual e na horizontal a uma profundidade máxima de um metro.
Apesar da emissão de uma licença/dia por camionista calcula-se que diariamente grande quantidade de areia será extraída da praia para resolver a escassez deste material imprescindível para acabamento das obras da construção civil.
As autoridades marítimas identificaram um sítio para exploração de areia situado entre as praias de Fonte Bila e a de Nossa Senhora da Encarnação, o que mereceu aprovação da câmara de São Filipe, e o acesso ao local da apanha é feito através da praia de Nossa Senhora da Encarnação.
Não obstante a intervenção feita pelo IMP, sobretudo no acesso à praia, a câmara de São Filipe deu início esta semana ao calcetamento da estrada que liga o Hospital Regional São Francisco de Assis à praia de Nossa Senhora da Encarnação, que dispõe de uma unidade turística em funcionamento e outra em fase de construção.
Inforpress
Site agregador de notícias e conteúdos próprios e de parceiros, com enfoque em Cabo Verde e na Diáspora, que quer contribuir para uma maior proximidade entre os cabo-verdianos.
+238 357 69 35
geral@balai.cv / comercial@balai.cv / editorial@balai.cv