Porto Novo: Águas de Santo Antão e relançamento das pozolanas na agenda de contactos do edil com Governo

A operacionalização da empresa Intermunicipal de Água e Saneamento de Santo Antão (Águas de Santo Antão) e o relançamento da cimenteira desta ilha foram alguns assuntos abordados, quinta-feira, entre o edil porto-novense e o vice-primeiro-ministro.

Aníbal Fonseca, que se encontra na Cidade da Praia em encontros com governantes, disse ter discutido com o também ministro das Finanças, Olavo Correia, a “criação efetiva” da Águas de Santo Antão, empresa que deverá ser lançada “brevemente” pelo Governo.

A empresa intermunicipal de água e saneamento de Santo Antão está a ser criada “para prestar um melhor serviço às comunidades” nesta ilha, segundo o autarca, que acredita que Águas de Santo Antão vai permitir ainda “estancar as avultadas dívidas” que o seu município tem com a distribuição de água na cidade do Porto Novo.

O dossiê sobre o relançamento da fábrica de pozolanas, que está encerrada desde 2013, foi outro tema discutido com o vice-primeiro-ministro, governante que, na qualidade de ministro das Finanças, tem estado a liderar o processo de escolha de um novo parceiro estratégico para esta indústria.

Os autarcas em Santo Antão têm “a espectativa” de que em 2023 será conhecido o novo investidor nesta indústria cimenteira “que tenha em conta a transformação das pozolanas em cimento pozolânico na própria ilha, com valor acrescentado”.

A empresa portuguesa Cimpor, que nos anos 90 teria manifestado interesse em explorar as pozolanas em Santo Antão, tem sido apontada como um dos prováveis parceiros estratégicos do Governo na retoma da exploração deste recurso natural, abundante nesta ilha.

O grupo Mauritanienne de Construction e d’Equipement (MCE) formalizou também o interesse em investir nesta indústria.

As jazidas de pozolanas em Santo Antão concentram-se, sobretudo, no município do Porto Novo (Brejo, Fundão, Ribeira Fria e Gamboesa), cujas reservas estimam-se em dez milhões de toneladas.

Inforpress

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest